Durante a cerimônia de chegada do Tatuzão Sul à estação PUC-Cardoso de Almeida, nesta quarta-feira (31), o secretário de Parcerias de Investimento (SPI), Rafael Benini, fez uma previsão mais precisa sobre a inauguração da Linha 6-Laranja.
Segundo ele, o primeiro trecho, entre Brasilândia e Água Branca, com sete estações, será aberto em abril de 2026. A linha completa, com mais oito estações até São Joaquim, começará a operar um ano depois, em abril de 2027.
O ramal subterrâneo de metrô terá 15,3 km de extensão e será operado pela LinhaUni, concessionária que tem a Acciona como maior acionista. A previsão é que atraia 630 mil usuários por dia quando estiver em plena operação.
A opção por uma inauguração parcial é prevista em contrato desde que ela tenha conexão com o restante da malha metroferroviária.
Isso ocorrerá na estação Água Branca, onde hoje há uma parada da Linha 7-Rubi, da CPTM. O projeto, no entanto, prevê a integração também com a Linha 8-Diamante, que hoje não tem uma estação no local.
Há, contudo, indefinições preocupantes nesse sentido já que a LinhaUni apenas fará um acesso para a futura estação integrada das linhas 7 e 8.
A tarefa de construir uma nova estação deverá ficar a cargo da empresa que vencer o leilão do Trem Intercidades Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas. O certame ocorrerá em 29 de fevereiro.
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A despeito da previsão, as obras da Linha 6-Laranja ainda podem sofrer algum atraso diante da situação da estação 14 Bis.
As obras no local está em ritmo extremamente lento em virtude de escavações arqueológicas.
Parece que esses serão os próximos passos a serem dados. O governo estadual também parece ter aprendido a lição levando em conta a linha 5-Lilas que começou a ser construída da a partir do bairro e ficou isolada do sistema durante anos…
Não exatamente, porque a Linha 5 tinha a conexão com a rede em Santo Amaro.
Bizarro que a estação Água Branca ficará a cargo da futura concessionária da Linha 7. A partir do momento que a Linha 6 passaria por ali, era “natural” que a Acciona construísse uma nova parada para os trens.
Entendi que a Acciona é responsável apenas pela estação do metrô e pelo acesso… a a estação integrada das linhas 7 e 8 seria a cargo da concessionaria…. provavelmente será feito uma transferência provisória enquanto a estação integrada de trem não estiver pronta. Se a nova concessionaria contratar a Acciona para tanto pode ser que saia a tempo.. quem sabe
Acredito que o atraso da obra da estação 14 Bis é mais culpado pelo atraso do que o incidente com a tubulação. Agora qual a necessidade de atrasar a obra em mais um ano por conta de meia dúzia de cacos de porcelana???
Que ignorância.
Só conversa fiada, assim como houve também nos governadores anteriores só atual !!
O caso 14 bis pode ser feito como foi com a estação SÉ na linha Azul . passavamos de trem com a estação em obras, apenas no trecho a velocidade era reduzida , outra coisa o solo do lado norte é diferente do solo do lado sul, porisso pode haver algum atraso.
Por que não abrir até Higienopolis – Mackenzie na 1a fase? parece mais lógico
Não é possível que essa empresa aí das escavações da 14 Bis vai levar mais de 1 ano para resolver isso. Qual o tamanho do terreno que estão analisando ?
Como pode o IPHAN, Ministério Público, ONGs e essa empresa A Lasca quererem suspender a retirada do material ?
Depois as ONGs não sabem porque não gostam delas, pergunta lá na ZN se querem que essa obra atrase.
Porque quando estavam enterrados ninguém ligava pra esses artefatos e depois que começou a obra aí todo mundo corre pra dizer que tem que preservar… Impressionante como fazem de tudo para atrapalhar.
ah claro, porque está tendo atrasos porque os órgãos querem atrasar a obra que só tem a melhorar a cidade, santa ignorância viu, se soubessem do sitio arqueológico na área já teriam feito essa escavação né seu asno