Quantos novos trens a ViaMobilidade já recebeu? E quantos já operam?

Concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda tem uma encomenda de 36 composições da Série 8900 fabricadas pela Alstom e que devem aprimorar serviço nos ramais
Decimo novo trem no pátio Presidente Altino (Diego Metroferroviário)
Novo trem da ViaMobilidade (Diego Metroferroviário)

A contagem regressiva para que a ViaMobilidade receba todos os 36 novos trens encomendados junto à Alstom prossegue, com o cronograma bastante atrasado, porém, em um ritmo de entregas mais intenso nos últimos meses.

Até meados de fevereiro, a concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda já havia recepcionado 13 composições da Série 8900 e há relatos de que nove deles já estavam em operação.

Em percentuais, isso significa que 36% dos trens já estão com a ViaMobilidade enquanto um quarto da futura frota encontra-se em serviço.

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Por enquanto, apenas a Linha 9-Esmeralda tem o privilégio de contar com a nova composição da Frota A, como a empresa a chama.

O ramal possui uma demanda bem maior e opera com um looping entre Mendes-Vila Natal e Pinheiros desde janeiro. Ou seja, precisa de trens de grande desempenho para dar conta da operação.

Frota de trens da ViaMobilidade
Frota futura da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 (Jean Carlos)

Apesar da dececpção constante dos usuários da Linha 8-Diamante, num futuro breve os trens da Alstom também deverão ser utilizados no ramal.

Quando toda a encomenda for entregue, a ViaMobilidade terá 61 trens em sua frota, incluindo 19 composições da Série 7000 e seis da Série 5400, com apenas quatro carros e que são usadas na extensão operacional da Linha 8.

Portanto, quase 60% da frota será de trens novos, que certamente serão mais acionados que os modelos mais antigos.

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  1. De acordo com os dados levantados por Jean Carlos, a ViaMobilidade realizou a revisão F em 10 trens até o momento sendo: 5 Série 7500 e 5 Série 7000. A revisão da Série 7500 foi feita primeiro por força do contrato de concessão, sendo que a frota possui 8 trens e a CPTM só emprestou 2 com revisão F concluída. Assim falta revisão em um trem Série 7500. Já a Série 7000 tinha apenas 14 trens com a revisão F concluída quando a CPTM entregou toda a frota para a concessionária, deixando 24 trens com revisão vencida.

    A Série 7500 será totalmente devolvida para a CPTM somente quando todos os 19 trens restantes da Série 7000 passarem pela revisão F e mais trens Série 8900 chegarem para permitir a retirada gradual dos trens sem revisão da operação.

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