O Metrô de São Paulo voltou a estabelecer uma meta ousada de investimentos. Em 2024, a companhia pretente aplicar R$ 5 bilhões em projetos de expansão e modernização de suas linhas.
O total é ligeiramente menor do que a meta inicial do ano passado, quando a empresa esperava investir nada menos que R$ 5,6 bilhões. No entanto, em meados de 2023, o Metrô reviu para baixo as metas, que foram reduzidas para um total de R$ 3,5 bilhões.
Como tem sido comum, a empresa não consegue colocar em prática a teoria. No ano passado, o volume investido foi de quase R$ 2,7 bilhões, o maior de sua história.
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O problema tem envolvido alguns projetos que sofrem para sair do papel, o mais evidente a Linha 17-Ouro de monotrilho.
O ramal que está em obras há quase 12 anos teve apenas R$ 208 milhões investidos no ano passado. Mas o orçamento revisto era de R$ 459 milhões e o inicial, mais alto ainda, de R$ 1,1 bilhão.
Os atrasos e problemas com contratos têm frustrado o avanço do empreendimento, mas o Metrô não desiste e em 2024 estabeleceu uma meta ainda mais elevada, de R$ 1,28 bilhão, o segundo maior volume de investimento.
Porém, o ano começou mal: em janeiro foram investido apenas R$ 31 milhões ou 2% do total disponível.
Linha 2-Verde lidera investimentos
Maior projeto nas mãos do Metrô, a expansão da Linha 2-Verde terá R$ 1,85 bilhão para ser aplicado ao projeto neste ano. É um montante 6% maior que o de 2023 se considerarmos o orçamento revisto.
A Linha 15-Prata, que tem duas frentes de expansão (Jacú Pêssego e Ipiranga) terá R$ 1,1 bihão à sua disposição, embora no ano passado ela tenha consumido apenas R$ 291 milhões.
O projeto de portas de plataforma é o 4º em volume de recursos, com R$ 311 milhões ou 255% a mais do que em 2023.
Por outro lado, a companhia cortou o investimento nos projetos da Linha 19-Celeste (de R$ 72 milhões para R$ 50 milhões) e no item de projetos de expansão metroviária, onde está a Linha 20-Rosa, por exemplo.
Neste caso, o Metrô estabeleceu uma redução de 21%, reservando pouco menos de R$ 20 milhões para esse projetos.
Ao menos o mês de janeiro deste ano teve uma elevação no investimento realizado. Foram R$ 493 milhões empregados contra R$ 334 milhões em janeiro de 2023, alta de 48%.
O que ainda está pendente nas linhas 4 – Amarela e 5 – Lilás?
Linha Lilás expansão até Jd Ângela. Linha 4 até Taboao da Serra
no caso da linha 4 amarela é a expansão de vila Sônia a Taboão da Serra.
Linha Lilás tem estudos variados, inclusive expansão para oeste
https://www.metrocptm.com.br/nova-revisao-da-rede-sobre-trilhos-aponta-linha-5-lilas-chegando-ate-a-estacao-sao-carlos/
Não são as expansões pra Taboão e Jardim Angela. No relatório de acompanhamento de ações do Metrô, eles ainda citam pendências nas extensões pra Vila Sônia e Chácara Klabin, mas não especificam quais.
Tinham planos de extender a Linha Lilás ate Ipiranga, mas não sei se vai rolar
E qto as linhas 16, 19, 20 e 22?