As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô estão avançando de forma consistente. Enquanto as escavações estão ocorrendo no trecho ao sul, na parte norte as estações têm evoluído.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Na última semana o canal iTechdrones realizou registros da futura estação Aricanduva, além dos VSEs Soares Neiva e Júlio Colaço.
Nas imagens registradas é possível observar que o canteiro de obras já está com maior movimentação. Foi realizado um trabalho especial para o deslocamento de caminhões e insumos para dentro da área de escavação.
A estação está sendo construída através do método de poços secantes, onde cada parte é escavada gradativamente. Nas imagens, nota-se que a parte central da estação está com maior profundidade.
Juntamente com a escavação é realizada a construção do revestimento primário e secundário, além da impermeabilização da estrutura. A estação Aricanduva deverá ser a primeira parada a receber o tatuzão assim que ele for deslocado até a estação Penha.
Portanto, apesar da escavação não estar na profundidade desejada, ainda haverá tempo hábil para a estruturação da estação Aricanduva.
Na região dos VSEs (Ventilação e Saída de Emergência) as escavações estão mais avançadas. No VSE Soares Neiva uma grande profundidade já foi alcançada. Os trabalhos seguem com a instalação da manta de impermeabilização.
Ao sul da estação, estão em curso as escavações do VSE Júlio Colaço. As imagens mostram a presença de uma retroescavadeira e um guindaste, utilizado para a remoção de terra do local.
A conclusão das obras da estação Aricanduva e da estação Penha, que correspondem ao Lote 6, está prevista para Julho de 2026.