Com trens diretos, Jardim Colonial já está entre as estações mais movimentadas da Linha 15-Prata

Estação mais nova do ramal de monotrilho teve média de 7 mil usuários por dia em janeiro, no mesmo nível de Sapopemba e só atrás de Vila Prudente e São Mateus
Estação Jardim Colonial
Estação Jardim Colonial (iTechdrones)

Inaugurada há pouco mais de dois anos, a Estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata do Metrô, demorou para atingir uma operação dentro do planejado.

Embora as obras tenham sido céleres, a abertura da nova parada de monotrilho esbarrou numa limitação técnica: não havia como os trens manobrarem para que o serviço fosse direto até Vila Prudente.

Faltava um aparelho de manobra de via, o chamado “track-switch”, que estava em construção na época mas por um outro contrato.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Com ele, os trens poderiam seguir após a plataforma, trocar de via, e voltar no sentido. Mas durante meses, os passageiros do ramal tiveram que desembarcar em São Mateus para tomar outro trem e seguir viagem.

Área de manobra operacional em Jardim Colonial (Jean Carlos)
Área de manobra operacional em Jardim Colonial (Jean Carlos)

Demanda de 7 mil usuários por dia

Essa situação foi finalmente resolvida no início de janeiro deste ano, quando a área de manobra passou a funcionar de forma plena.

Com isso, as composições agora operam entre Vila Prudente e Jardim Colonial em todo o horário comercial, tornando o trajeto mais ágil e confortável.

E o reflexo disso pode ser visto nos números de janeiro: a nova estação passou a ser uma das mais movimentadas da Linha 15-Prata, empatada com Sapopemba.

Estação Janeiro de 2024 Janeiro de 2023
Vila Prudente 46.000 46.000
São Mateus 14.000 14.000
Sapopemba 7.000 7.000
Jardim Colonial 7.000 5.000
Oratório 5.000 5.000
Vila União 5.000 4.000
São Lucas 4.000 4.000
Vila Tolstói 4.000 4.000
Jardim Planalto 4.000 4.000
Camilo Haddad 3.000 3.000
Fazenda da Juta 3.000 3.000

Os dados divulgados pelo Metrô não são precisos, infelizmente, mas mostram uma demanda em torno de 7 mil usuários por dia.

Ela está atrás apenas de São Mateus, com 14 mil passageiros, e obviamente Vila Prudente, com 46 mil usuários e que serve de conexão com o restante da malha metroferroviária.

Espera-se que em 2024 os números não só de Jardim Colonial como da linha como um todo cresçam à medida que a operação vai sendo aprimorada.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Eu acredito q com a expansão a leste, a demanda da estação Jd. Colonial deve cair, pq os os usuários dela, utilizam as linhas de ônibus 4011, 4018, 3033, entre outras, qnd o monotrilho estiver na Av. Jacu-Pêssego, o pessoas já vair descer ali, sem precisar ir ate Jd. Colonial

  2. Espera-se também que a oferta de trens na L15 aumente proporcionalmente, senão o desconforto irá aumentar obviamente.

    Além disso, espera-se também que a área de manobra da L15 em Vila Prudente também entre em operação comercial plena, a fim de garantir uma operação mais fluida e justificar tal intervenção (obra) que foi finalizada há vários meses já.

Comments are closed.

Previous Post
Estação Aricanduva, a penúltima da expansão até Penha (iTechdrones)

Confira evolução das obras da estação Aricanduva da Linha 2-Verde

Next Post
Trem intercidades deverá ter viagens mais longas em um dos sentidos (Kgbo)

Viagem ‘não prioritária’ do Trem Intercidades levará 1 hora e 15 minutos entre SP e Campinas

Related Posts

Mesmo diante de crise, setor metroferroviário recupera passageiros e mantem investimentos de expansão

Balanço realizado pela ANPTrilhos indica que houve aumento do número de passageiros transportados. Apesar da crise, ainda houveram novas estações entregues e investimentos sendo realizados na ampliação da rede.
Leia mais