Confira como está o telhado da estação Aeroporto-Guarulhos após tempestade que atingiu a Linha 13-Jade

Praticamente toda a plataforma 1 ficou destelhada e exposta a intempéries. CPTM realizou a proteção de equipamentos eletrônicos e preparou uma licitação emergencial para restaurar as áreas danificadas
Telhado da estação Aeroporto Guarulhos foi danificado após chuvas (Jean Carlos)
Telhado da estação Aeroporto Guarulhos foi danificado após chuvas (Jean Carlos)

A estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade foi seriamente danificada após um forte vendaval atingiu a estação em janeiro deste ano. A CPTM precisou contratar uma reforma emergencial para a estação por R$ 5 milhões.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O site esteve na estação dias atrás para conferir como ficou a estação e checar as estratégias de operação que estão sendo adotadas no local.

Estado da estação

Os danos da estação Aeroporto-Guarulhos se limitaram apenas na plataforma 1 (lado do aeroporto de Guarulhos). Ao longo de praticamente toda a plataforma o telhado foi arrancado pela força dos ventos.

É possível ver que existem telhas metálicas parcialmente soltas no teto da estação. Em caso de um novo vendaval de mesma magnitude, as mesmas poderiam vir a se desprender da estação.

Itens do sistema de drenagem, com as calhas metálicas, e parte do sistema de iluminação foram danificados, segundo relatório da estatal.

Outro ponto a se destacar é a proteção de equipamentos elétricos como escadas rolantes e elevadores. Apesar de estarem em região suscetível a chuvas, os equipamentos foram cobertos por uma lona, evitando possíveis danos pelas intempéries.

Estratégia operacional

A estação Aeroporto-Guarulhos está operando com esquema de plataforma única, de forma que os dois serviços existentes compartilhem a mesma área de embarque.

O Expresso Aeroporto, serviço que liga a estação Aeroporto-Guarulhos até Palmeiras-Barra Funda em 35 minutos, estava operando normalmente. Entretanto, o trem que geralmente ficaria retido na plataforma vai até a área de manobra e retorna para prestar serviço para a próxima viagem.

Destinos na plataforma 2 da estação Aeroporto Guarulhos (Jean Carlos)
Destinos na plataforma 2 da estação Aeroporto Guarulhos (Jean Carlos)

Isto ocorre para que o serviço regular da Linha 13-Jade, que atende o trecho entre Aeroporto-Guarulhos e Engenheiro Goulart, possa ser oferecido normalmente. Apesar do grave incidente, os horários de ambos os serviços não foram impactados.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. O correto seria a CPTM contratar o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP para investigar esse incidente. Porém a CPTM correu para sumir com qualquer destroço e fez um contrato emergencial caro e desnecessário.

    Caso o IPT fosse contratado e constatasse falha de projeto ou execução, a CPTM não teria que desembolsar nada na reconstrução do telhado. Em caso de falha de manutenção, a CPTM poderia punir gestores de manutenção.

    Mas a CPTM preferiu pagar R$ 5 milhões sem licitação e fingir que nada aconteceu. Nessas horas vemos como a imprensa e o MP desaparecem.

  2. Esse contrato emergencial e nada parece a mesma coisa, pois nada da tal emergência ser atendida para recobrir logo a estação e essa lerdeza vai demorar para o resto do ano, fora o dinheiro gasto!

  3. 5 milhões pra arrumar um telhado, uma calha e algumas lâmpadas parece absurdo. E até agora não foi consertado, parece que o emergencial demora o mesmo que uma licitação convencional.

  4. Boa tarde! Passo todos os dias por lá e visualizando, me parece que aquele evento que devastou a estação, acabou de acontecer. A Estação deveria ter os trabalhos emergenciais já começados uma vez que, se houver outro evento climático de mesma intensidade , teremos sérios problemas , colocando em risco passageiros e funcionários. A negligência paira naquele lugar.

Comments are closed.

Previous Post

China trabalha em projeto de trem com velocidade de 2.000 km/h

Next Post
Novo trem esmerilhador do Metrô que prestou serviços nas Linhas 8 e 9 (CMSP)

Veja como veículo de manutenção do Metrô foi parar na ViaMobilidade

Related Posts