O polêmico contrato de manutenção dos trens Innovia 300 de monotrilho que operam na Linha 15-Prata teve a licitação adiada mais uma vez pelo Metrô.
Relançada no final do ano após a primeira tentativa ter fracassado, a licitação estava marcada para ocorrer nesta terça-feira, 5 de março. A companhia, no entanto, remarcou o pregão eletrônico para o próximo dia 22.
O plano do Metrô é terceirizar os reparos e inspeções nas composições fabricadas pela Bombardier (atualmente Alstom). Parte dos trens tem ficado fora de serviço enquanto o ramal necessita de uma frota mínima para atender a demanda.
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Dos 25 trens disponíveis, 22 já perderam a garantia da fabricante e os demais terão o suporte encerrado no segundo semestre.
O Metrô recebeu 27 composições a partir do começo dos anos 2010, porém, dois deles que sofreram uma colisão em Jardim Planalto, não foram recuperados. Segundo relatos, esses trens teriam servido para restaurar outras duas composições avariadas em um choque.
O uso de mão de obra externa fez o Sindicato dos Metroviários protestar no ano passado. O primeiro pregão teve dois grupos interessados, mas ambos foram desclassificados pela comissão de licitação.
O certame será definido pelo menor preço e a prestadora do serviço trabalhará a partir do Pátio Oratório, realizando a manutenção durante as madrugadas e fins de semana principalmente.