A expansão da Linha 15-Prata no sentido Jacu Pêssego e também para Ipiranga necessitará de um reforço especial na frota. Para comportar novos trens que esão em fabricação, o Metrô está erguendo o Pátio Ragueb Chohfi.
Novas imagens captadas pelo canal iTechdrones mostram o avanço das obras deste complexo de manutenção e estacionamento de trens.
É possível ver que os pilares que vão sustentar as vigas-trilho estão em fase avançada de concretagem. Ao longo dos próximos meses guindastes deverão auxiliar na instalação das vigas.
Mais adiante está um conjunto de lajes que comportam os aparelhos de manobra, os track switches. Eles estão localizados antes e depois da entrada do pátio.
Os maiores avanços foram registrados no terreno onde será alocado o novo complexo de manutenção. O terreno foi praticamente limpo e diversos pilares começaram a surgir no local.
O terreno possui alguns desníveis, sendo necessário superar as adversidades topográficas através da movimentação de terra. Parte do canteiro ainda deverá passar por tais intervenções.
Em algumas áreas é possível verificar a presença de armaduras de aço que deverão ser instaladas e posteriormente concretadas. Noutra região do pátio estão alocadas as formas utilizadas para construção dos pilares do monotrilho.
Vale lembrar que o projeto do Pátio Ragueb Chohfi prevê um trecho em túnel no fundo do terreno, onde os trens farão manobras.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As imagens aéreas ainda destacam um terreno que foi desapropriado entre residências. Possivelmente este local poderá ser utilizado como entrada e saída de veículos.
A expectativa do governo é de realizar a entrega das obras de extensão até Jacu Pêssego até setembro de 2027. Novos trens estão em produção na China para complementar a frota de trens da Linha 15-Prata.
Setembro de 2027 ????? Falta pouco então ! Ah, esqueci que aqui não é a CHINA !!!!!