Paradas há quase 10 anos, as obras da futura estação Gávea, da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, devem ser retomadas após assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre governo do estado, Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e concessionárias. A informação foi confirmada pelo jornal O Globo.
De acordo com a reportagem, o TAC deve ser assinado até 1º de maio, podendo ainda ser antecipado.
O pré-acordo, que já havia sido anunciado em novembro do ano passado, prevê que a concessionária MetrôRio arcará com as obras até o limite de R$ 600 milhões em troca da prorrogação do contrato de concessão até 2048. Caso o investimento para concluir a estação e o restante do túnel que falta ficar acima deste valor, o governo do estado bancará a diferença.
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Após a assinatura do TAC, a execução do serviço terá de ser precedida por um Estudo de Impacto de Vizinhança, que deverá ficar sob a responsabilidade da Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (Coppe), da UFRJ.
René Hasenclever, presidente da Associação Moradores e Amigos da Gávea, disse ao jornal que o tatuzão que escavou os túneis da linha 4 não será mais utilizado e será abandonado pelo alto custo de manutenção (cerca de R$ 1 milhão por mês).
René disse que a informação do abandono veio do chefe de gabinete da Secretaria estadual de Transportes e Mobilidade Urbana, Rogério Sacchi, mas não soube informar qual método será usado para concluir um trecho de 1.256 metros para interligar a Gávea à Estação Antero de Quental, no Leblon.
As obras, depois que retomadas, devem durar aproximadamente 2 anos.
Pouca coisa em troca de renovar até 2048
Porque o custo do Tatuzão , tão caro , é tão especial assim, afinal qual modelo vai adotar VCA ou NATM ( escrevi certo) , e 2 anos é muito tempo para obra .
Porque é uma obra que parou no meio, poços e túneis já foram parcialmente escavados e precisam ser finalizados da mesma forma que começaram.