Vias da Linha 17-Ouro começam a receber trilhos de alimentação elétrica

Imagem compartilhada pela BYD SkyRail mostra veículo percorrendo as vigas-trilho próximo ao Pátio Água Espraiada em possível preparativo para chegada do primeiro trem
Do lado esquerdo, a viga-trilho da Linha 15 e à direita, a via da Linha 17 com os suportes do trilho de energia
Do lado esquerdo, a viga-trilho da Linha 15 e à direita, a via da Linha 17 com os suportes do trilho de energia (Jean Carlos/BYD)

Uma cena há muito esperada ocorreu recentemente na Linha 17-Ouro de monotrilho, a instalação das estruturas de suporte dos trilhos de alimentação elétrica do ramal do Metrô.

Uma imagem compartilhada por um executivo da BYD SkyRail, empresa chinesa responsável pela fabricação dos trens e dos sistemas, mostra um veículo de apoio percorrendo as vigas-trilho próximo ao Pátio Água Espraiada.

É possível notar que a lateral das vigas já conta com suportes para receber a estrutura que fornecerá energia aos trens.

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Na imagem na abertura do artigo, o site fez uma montagem comparando a viga da Linha 15-Prata (à esquerda) com a imagem da BYD, onde é possível notar a semelhança.

No parte inferior da foto é possível ver o prédio administrativo do Pátio Água Espraiada
No parte inferior da foto é possível ver o prédio administrativo do Pátio Água Espraiada (BYD)

Embora para alguns pareça que os trilhos estão instalados, há na verdade um vão nas vigas desenhadas pela empresa Scomi, que deveria ter fornecido os trens de monotrilho originalmente.

Como o site mostrou recentemente, a ligação com a Subestação de energia Bandeirantes está sendo executada via a estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás. Ela trará energia para que os sistemas do ramal possam funcionar.

Ao mesmo tempo a BYD prepara o envio do primeiro trem SkyRail, que está sendo fabricado e testado na China. Ele deve chegar ao país entre maio e junho, segundo previsões.

 

Trem da Linha 17
Trem da Linha 17 na China: na viga está o terceiro trilho, que fornece energia ao monotrilho (BYD)

A unidade cabeça de série foi apresentada há dois anos, mas acabou tendo seu envio postergado em meio a problemas com as obras civis da linha.

A instalação da infraestrutura de suporte ao monotrilho nas vigas é um bom indício de que o projeto pode enfim estar caminhando para sua conclusão, esperada para 2026.

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