Governo anuncia nova estação ABC na Linha 10-Turquesa, em Santo André

Nova parada ferroviária deverá fazer integração com a futura Linha 14-Ônix e atender pontos importantes do município. Anúncio será feito na solenidade de 471 anos de Santo André
Nova estação ABC será construída em Santo André (CPTM)
Nova estação ABC será construída em Santo André (CPTM)

O governador do estado, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta segunda-feira, 08, a construção de uma nova estação da Linha 10-Turquesa, em Santo André. A cidade completa hoje 471 anos de fundação.

A nova Estação ABC deverá ser construída próxima a antiga Parada Pirelli, uma pequena estação ferroviária que atendia aos funcionários da tradicional fábrica de pneus localizada no município e foi desativada em 2006.

Nova estação atenderá a Linha 14-Ônix (CPTM)
Nova estação atenderá a Linha 14-Ônix (CPTM)

Diferentemente do projeto modesto de Pirelli, a Estação ABC deverá trazer em seu escopo maior robustez. Ela será a ligação entre a Linha 10-Turquesa e a futura Linha 14-Ônix, proporcionando maior mobilidade para os passageiros daquela região.

A Estação ABC tinha previsão de atender 100 mil passageiros por dia, segundo estimativas da CPTM realizadas no primeiro projeto funcional.

No entanto, agora a companhia prevê uma demanda menor, de 15 mil usuários por dia. Ela ficará entre as estações Santo André e Capuava.

O prazo para execução do projeto básico da estação ABC será de 18 meses para conclusão. Após sua conclusão, o governo definirá os cronogramas de abertura das licitações para o projeto executivo e execução das obras.

Antigo projeto funcional da estação ABC (CPTM)
Antigo projeto funcional da estação ABC (CPTM)

A parada deverá desafogar as estações existentes e captar a demanda de novas centralidades. O local deverá atender regiões próximas como a Vila Homero Thon, Parque Industriário, Vila Vilma entre outros.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A Linha 14-Ônix por sua vez deverá ser viabilizada através da concessão da Linha 10-Turquesa da CPTM. Este trecho tem potencial de atrair 600 mil passageiros por dia ligando Santo André até Guarulhos passando pela zona leste de São Paulo.

Total
1
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
14 comments
  1. Parada importante. Resta saber quando será entregue. Importante, porque há um shopping na localidade, que tem tudo para ser beneficiado com a construção da futura estação, já que o local é, atualmente, bastante vazio se for considerado que se trata de um centro de compras. Atualmente há 3 grandes shoppings na cidade e este é um dos mais vazios. O único apelo dele é que dentro há um Poupatempo, um bom cinema e agora um centro de especialidades médicas do próprio município. Ou seja, o local tem um potencial enorme para ser explorado o quanto antes com o desenvolvimento da parada. Fora isso, um dos principais fatores, senão o principal, é desafogar o centro da cidade e os arredores da estação central, já que existe uma promessa de futuras linhas de ônibus municipais irem até a parada futura e não ter a necessidade de passarem pelo centro da cidade, desengarrafando um pouco o já saturado eixo central de Santo André. Só aguardar agora o prazo de tudo isso, porque quem mora na região já sabe de cor há quanto tempo é prometida uma estação no local e nada acontece.

  2. Podiam fazer um acordo com a empresa e nomear essa estação como ABC-Pirelli. Em Santo André todo mundo sabe onde a Pirelli fica. Estação ABC é genérico demais.

  3. Torcer que dessa vez saia realmente do papel e se torne realidade, o atrium shopping na sua inauguração nas pressas ficou meio que ” queimado” pois tinham na época pouquíssimas lojas abertas ,e os comentários da época que o shopping nso tinha nem lojas e nem opções de lazer. hoje em dia deu uma melhorada nesse sentido e atraiu muito mais pessoas. ummprpjet9 muito interessante também seria fazer essa lendária LINHA ONIX ATE GUARULHOS E um outro projeto interessante também seria fazer do estádio Bruno José Daniel um arena Multiuso para shows! mas pra isso teria qye aumentar a capacidade do estádio e um.estadio minúsculo para uma população de 750 mil.habitabtes faz vergonha, apesar de ter um time que representa o nome da cidade ,que faz vexame! pra isso também deveria ter um time com ambições ese atual não tem esse pensamento! mas enfim aquela região tem.um potencial gigante para ser um novo centro ” estendido” de sto andre

  4. Se iam construir uma nova estação em Santo André, por que não colocar as duas novas linhas (14 e 20) aí logo?

    Quer dizer que quem quiser fazer conexão entre as linhas Rosa e Ônix será obrigado a pegar a Linha 10 e usar ela para andar uma estação para outra ? Minha nossa…. É uma nova Vila Prudente!

    1. Aí vai tirar a linha 20 do centro de Santo André só pra atender um público bem menor que transitará entre as linhas 14 e 20? De qualquer forma, é bem possível que a linha 20 depois da estação Saúde nunca exista.

      1. Ela vai existir mas num futuro extremamente distante, é muito difícil que a porção do ABC seja suprimida, até pq o projeto atual leva a linha até a Abraão de Morais e não até Saúde

  5. Tá aí um caso de estação que PODE receber nome de político, professor, time de futebol e o que mais der na cabeça dos nobres legisladores. Mas a ânsia dos mesmos fazem eles estragarem os nomes de estações consolidadas.

    O nome ABC não é adequado. Existe uma tríplice divisa entre as 3 cidades que fica numa região totalmente diferente, muito longe dessa estação.

  6. seria melhor nessa estação ABC,
    parar a linha 20 rosa e iniciar linha 14 Onix ,
    linha 20 é metrô
    linha 14 é CPTM (ou nova concessionária)
    OBS. linha 14 tem pretensão de ser o VLT
    (igual da baixada santista /EMTU ) ,
    nem seria um monotrilho (ano menos)…
    só que precisaria aumentar velocidade
    [se não vai levar dias pra chegar em Guarulhos (linha 13 jade)] estação Bonsucesso (seria o ideal), e não parar no Terminal Pimentas (que fica a 2,0km) perto da estação final da L13 Jade, OU chegar em Bonsucesso e fazer uma curva sentido Arujá Centro/Rodoviária.
    aí faria conexão Arujá Aeroporto (via integração L13), Arujá ABC, Guarulhos ABC, ZL ABC, Guarulhos ZL, ZL Arujá (abr/24)
    ficaria pronto 2050??

  7. Mais um monte de promessa vazia para iludir o eleitor andreense. O atual prefeito Paulo Serra (PSDB) já prometia a reconstrução da estação Pirelli desde quando era secretário de Mobilidade Urbana na gestão Carlos Grana (PT). Ou seja, lá se vão quase 10 anos e duas gestões dele e até agora nada.

    Ele tentou tirar a estação do papel em meados de 2020, sua gestão bancou um projeto bem mais simplificado que custaria em torno de R$ 32 milhões, mas a tentativa de uma PPP com as empresas do entorno e a CPTM não deu certo.

    Curioso que ele torrou US$ 25 milhões do CAF na duplicação de um viaduto que vive congestionado, e que dava para construir a estação e ainda sobrava. Pura mediocridade na gestão e incapacidade política.

    Agora vem o miliciano enxertado no governo paulista com essa proposta requentada, que vai exigir mais um projeto básico que custará mais alguns milhões e levará um ano e meio para ficar pronto, sem garantia nenhuma de que vai ser executado. Tudo vai depender de uma licitação que nem se sabe se vai acontecer ou se haverá interessados, mas que já começa a ser beneficiada a custa de dinheiro público que beneficiará mais um grupo bilionário.

    Mas a mídia iludida (ou conivente) da região junto com mídia “especializada” já anuncia como se o próprio Tarcísio estaria amanhã, ele mesmo, com aquele martelo da B3 derrubando as ruínas da Pirelli com o próprio braço.

    Não dá nem pra dizer que é patético esse teatro, é somente triste e deplorável mesmo uma cidade como Santo André ser tirada de trouxa a cada dois anos. A última facada nas costas foi o cancelamento da Linha 18 Bronze.

Comments are closed.

Previous Post
Estação Mogi das Cruzes (Jean Carlos)

Linha 11-Coral voltará a ter apenas dois loopings com fim de parada em Suzano

Next Post
Linha 10-Turquesa

Tarcísio quer conceder linhas 10-Turquesa e 14-Ônix em 2025

Related Posts