O governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (8), que pretende conceder a Linha 10-Turquesa, da CPTM, ainda em 2025.
A concessão também incluirá a Linha 14-Ônix, ainda em projeto pela companhia de trens metropolitanos. A declaração foi dada em meio ao anúncio do lançamento da Estação ABC, parada que ocupará o local onde até 2006 existia a estação Pirelli, em Santo André.
“A gente quer ano que vem, iniciar ela ano que vem, fazer a concessão da Linha 10 com a Linha 14”, disse Tarcísio.
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A CPTM tem atualmente cinco ramais, mas deve repassar a Linha 7-Rubi à concessionária C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que venceu o leilão do Trem Intercidades SP-Campinas.
Como o governo já leva à frente o plano de oferecer as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade em uma concessão, restaria apenas a Linha 10-Turquesa nas mãos da operadora pública.
Ainda não está claro, contudo, se a gestão atual pretende incluir o TIC para a Baixada Santista no edital de concessão.
Ramal com 39 km de extensão
Tarcísio afirmou ainda que a construção da Estação ABC poderá ser incluída no edital de concessão caso o processo evolua até a conclusão do projeto básico.
Caso contrário, a CPTM deve levar o projeto à frente, disse o governador.
A Estação ABC será a conexão da Linha 10-Turquesa com a Linha 14-Ônix, uma ferrovia que fará parte de um grande arco que contornará a região metropolitana.
Em estudos recentes, a Linha 14 terá 39 km e 22 estações, indo de Bonsucesso, em Guarulhos, ao Jardim Irene, em Santo André.
qual será o modal a ser utilizado na linha alguém sabe? Será bem desafiador pois tem muitos morros e desníveis para ser superado , principalmente entre Santo André e São Paulo.
Esperemos ver como a vermelha vai lidar com o tamanho da demanda no sentido centro que vai surgir com a linha Onix. Na porção Sul a 10 conseguiria ajudar bastante com o fluxo, mas e na porção central e norte da Onix? Como vão resolver?
Isso realmente pode ser um problema, mas quem sabe até lá a linha 16 esteja saindo do papel e a 15 finalizada para ajudar na demanda.
A Linha 14 sequer tem projeto ainda, como que vai que incluir? Estranho…
pro governo Tarcísio, tudo é simples e se resolve num discurso.
infelizmente falta ao nosso país independência dos órgãos públicos para tomadas de decisões técnicas.
com pessoas como esse cara aí, estamos indo pro abismo
ta com cara de monotrilho..com a expertiste e densidade demografica da regiao…se seguir essa planta..nao ha condicoes de desapropriar tanto e construir ferrovia na regiao. Moro no parque do carmo e isso posso afirmar
Tarcisio está implantando a SuperVia em SP. Dentre outras coisas.
Para quem trabalha com leilões reversos gratuitos para o comprador, foi desonesto e incorreto se falar do êxito daquele leilão da Linha-7 e do TIC pois só teve um participante, assim a ferramenta de leilão reverso acabou claramente não atingindo a sua finalidade, que era fazer a concorrência entre fornecedores para reduzir custos, em processos deste tipo tem de haver no mínimo quatro fornecedores participando, portanto a realidade foi diferente daquela apresentada, pois foi ótimo para quem adquiriu e confirmou que sua intenção são as concessões mal elaboradas não se importando com os usuários.
Outra questão é que além desse valor e do aporte do Estado, que também pagará pelo serviço em si, ou seja, o operador também receberá permanentemente um valor referente as tarifas do sistema com risco ZERO. Tanto que o TIC terá remuneração garantida de 90% do valor de referência, a minuta anterior previa que esse serviço a concessionaria assumiria os riscos.
Nos próximos 5, 10 anos os historiadores e a sociedade, ao analisarem as concessões em São Paulo, ficarão perplexos e sem compreender como um absurdo deste foi possível: ‘Vender’ o patrimônio, dar o dinheiro, investir e sempre repor possíveis prejuízos. Esse será um dos absurdos do nosso tempo que a história terá dificuldade em explicar.