Metrô conclui lançamento de vigas-trilho da Linha 17 na Marginal Pinheiros

Empresa Agis Construtora içou estrutura que faltava em trecho próximo à Ponte Estaiada. Vias do ramal estão completas no trecho operacional
A última viga-trilho da Marginal sendo lançada
A última viga-trilho da Marginal sendo lançada (CMSP)

O Metrô de São Paulo enfim concluiu o trecho operacional de vias da Linha 17-Ouro, de monotrilho. No sábado, 13, a Agis Construtora, responsável por finalizar as obras civis do ramal, içou a última viga-trilho que faltava na região da Marginal Pinheiros.

O trabalho, que motivou uma alteração operacional na Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, exigiu o uso de dois guindastes, um deles de 700 toneladas.

Os dois equipamentos levaram a viga-guia de 90 toneladas da pista expressa da Marginal para o espaço na via, sobrevoando os trilhos da Linha 9.

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O MetRô usou dois guindastes para o lançamento da viga-trilho
O MetRô usou dois guindastes para o lançamento da viga-trilho (CMSP)

A viga em questão é curva, o que torna sua instalação mais delicada já que ela precisa ser mantida estável enquanto não são feitos os trabalhos de consolidação com o restante das vigas.

Falha no guindaste

O lançamento da viga-trilho ocorre 20 meses após a primeira tentativa, que foi frustrada por uma falha mecânica em um dos guindastes contratados pelo Consórcio Monotrilho Ouro, que teve o contrato rescindido pelo Metrô mais tarde.

Com a conclusão do lançamento, a Linha 17-Ouro já conta com cerca de 6,7 km de vias operacionais construídas. Há ainda vigas-trilho sendo fabricadas e instaladas no pátio e em trechos de transposição para a área de manutenção.

O Metrô está prestes a receber o primeiro trem da BYD SkyRail e começar os testes no Brasil nos próximos meses. A previsão é que o ramal de monotrilho na Zona Sul da capital comece a funcionar em 2026.

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10 comments
  1. Uma linha onde não se tem indício de corrupção, mas mesmo assim bastante atrasada. O fato de demorar 20 meses para colocar essa viga mostra o quanto eh difícil para o governo tocar as obras de infraestrutura sozinho, e usando apenas a lei de licitação. Enquanto isso, a PPP da linha 6 laranja tem a sua contrução voando.

    1. Não tem corrupção??? Kkkkkkkkkkk

      Se tá ligado q a limha Ouro é uma PPP e vai operada pela Viamobilidade né? E a linha Laranja já era pra ter sido entregue a tempos

      1. E o que a linha ser concedida (e não é PPP) tem a ver com corrupção?

        Já sei, é só mais uma daquelas acusações genéricas e vazias que não se sustentam ao menor exame.

  2. Existe alguma previsão para a liberação da ciclovia Rio Pinheiros no trecho impactado pelas obras da L-17 ou só quando as obras do monotrilho concluírem?

  3. Ao Eric: a obra da Linha 6 está voando, por que A CONSTRUTORA VAI OPERAR A LINHA! quanto mais rápido, melhor.

  4. Ler um comentário que não tem corrupção é até engraçado.
    Eu tbm gostaria de saber quando a ciclovia vai ser novamente funcional no trecho interditado. Tenho esperanças de estar vivo e conseguindo pedalar nela quando isso acontecer.

  5. agora acredito que o foco dessa linha seja terminar de colocar o “4 trilho” em toda sua extensão, termina as vigas que falta no switch na marginal, terminal o pátio e focar na conclusão das estações campo belo e Vereador José Diniz ( deixando essas duas estações prontas, já da pra inaugurar e testar a linha)

    1. Não o pq ter prioridade de estações, a obra bruta das estações estão quase todas prontas, oq falta é acabamentos, instalações de equipamentos, coberturas, a única coisa q exige mais cuidado e tempo nessa obra é sistema das vias mesmo e talvez reparo noq já foi degradado pelo tempo q ficou abandonado

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