As obras de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô atingiram um novo marco. Nesta terça-feira, 16, a tuneladora Cora Coralina chegou ao VSE Coxim.
A tuneladora é a máquina responsável por realizar a escavação e confeccionar os túneis metroviários. Atualmente é o maior equipamento deste tipo em operação na América Latina com 11,66 metros de diâmetro.
O equipamento partiu da estação Vila Formosa no dia 25 de março e percorreu 432 metros até atingir o VSE Coxim que fica antes da estação Anália Franco. A média de escavação foi de 18,7 metros por dia.
Tatuzão da Linha 2-Verde concluiu segunda etapa de escavações. #metrosp #linha2 #tatuzao #coracoralina pic.twitter.com/2VJvkP8NBk
— MetrôCPTM (@metroecptm) April 17, 2024
Segundo o Metrô, a máquina vai aguardar por cerca de 20 dias até que possa seguir para a próxima etapa de escavação, atingindo da estação Anália Franco que fará integração com a futura Linha 16-Violeta. Neste período o tatuzão será puxado e passará por ajustes tecnicos.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O equipamento realizou a implantação de 183 anéis de concreto ao longo dos 23 dias de atividades e removeu quase 30 mil m³ de terra durante os serviços.
O tatuzão foi fabricado na China e possui ao todo mais de 100 metros de comprimento, 500 toneladas onde 150 funcionários atuam em seu funcionamento em três turnos.
Muito rapido!
Alguma chance dos tatuzões serem aproveitados para futuras linhas, tipo linhas 19-Celeste e 20-Rosa? Ou para cada linha é necessário comprar um tatuzão novo?
Depende do terreno que o tatuzão irá atuar.
O tatuzão está indo da Penha para a Vila Prudente ou ao contrário? A extensão terá algum trecho parcial inaugurado ou apenas a extensão Vila Prudente-Penha completa?