A ViaMobilidade, operadora das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô de São Paulo, anunciou a habilitação de uma equipe de 14 operadoras de trem. Essas novas profissionais formam um time de 66 mulheres habilitadas a operar os trens do ramal de metrô.
O treinamento das colaboradoras durou um total de 540 horas. Além da operação dos trens do ramal, as novas operadoras foram orientadas a respeito das políticas da concessionária, práticas de primeiros socorros, atendimento ao público e inteligência emocional, para oferecerem um serviço melhor aos passageiros da linha.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A concessionária destaca que a medida vai na contramão do setor de transporte de passageiros sobre trilhos. De acordo com um levantamento da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), a presença das mulheres no setor caiu de 25% para 22%. A ViaMobilidade, por outro lado, diz ter obtido um aumento de 34% para 39%.
Para o gerente executivo de atendimento da empresa, Ricardo de Almeida, essas medidas são um esforço para melhor refletirem a realidade de quem usa o sistema metroviário. “Nossa meta é espelhar, em nosso quadro de funcionários, a realidade do Brasil. Mais de 56% dos passageiros, que usam os trens e metrô no país, são mulheres. E queremos esse reflexo aqui”.
Colaborou Leonardo Devienne.