A modernização do sistema de sinalização e energia está delineada como uma das metas prioritárias para a CPTM na Linha 10-Turquesa. A companhia pretende avançar com a implantação do sistema Communication Based Train Control (CBTC) em 2024.
Segundo o Relatório Integrado 2023 publicado recentemente pela estatal, a empresa pretende avançar em várias frentes com a implantação do novo sistema de sinalização de trens. Entre as metas estipuladas para 2024 estão:
1 – Fabricação e teste dos intertravamentos da sinalização
CBTC
2 – Fabricação e teste dos equipamentos da sinalização CBTC
3 – Fabricação e teste de equipamentos de telecomunicação do
CBTC
O CBTC é um sistema de sinalização baseado principalmente na comunicação por rádio. Nesta modalidade os trens dispensam as limitações dos blocos de via fixos, permitindo maior flexibilidade operacional através de blocos móveis.
Em suma, o CBTC imprime maior eficiência ao reduzir consideravelmente os intervalos e a distância entre trens.
Por se tratar de uma renovação completa do sistema existente (ATC) os testes deverão ser mais profundos envolvendo a lógica de segurança do sistema, equipamentos de bordo e sistema de comunicação de dados.
Concomitantemente à implantação do CBTC a CPTM estabeleceu duas metas para as melhorias do sistema de energia, são elas:
1 – Entregar a nova cabine seccionadora de Utinga
2 – Assinar o contrato para a nova Subestação Santo André
Com vistas a diminuição do intervalo, o sistema de energia precisa estar dimensionado para as demandas futuras. A implantação da subestação Santo André trará o reforço de energia ao trecho, enquanto a cabine seccionadora em Utinga terá papel de garantir a segurança e estabilidade do conjunto elétrico de alta tensão.
O plano de negócios prevê que a CPTM finalize a modernização dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicações até 2026
Os planos e os prazos coincidem com os de entrega do patrimônio público para empresas privadas.
Ou seja, vão entregar tudo modernizado para os empresários só ganharem dinheiro
nem precisa. pode entregar e o estado continuar fazendo, como ocorre nas linhas 5, 8 e 9.
Depois de 15 anos de contrato do Cbtc, seria um absurdo a CPTM abandona lo agora com a desculpa da concessão.
A CPTM precisa aprender a terminar o que começa.
E a reforma do acesso da estação São Caetano (Bairro Fundação) que não terminaram e está com uns tapumes ??
Mas oq é mais urgente que é a reconstrução da estação Ipiranga pra poder inagururar junto com a do metrô nem sinal