A MRS Logística deverá realizar grandes obras para permitir o tráfego segregado de cargas na região da Linha 10-Turquesa. Uma das estações afetadas será a de São Caetano do Sul que terá uma via reservada para o TIC Santos.
O projeto da Segregação Sudeste visa a implantação de uma nova via exclusiva para o trânsito de trens da MRS. Na região da Estação São Caetano do Sul a via de carga deverá passar ao norte da estação, entrando em conflito direto com as edificações.
Para permitir a passagem da nova via, a MRS deverá executar obras para a readequação do acesso norte, ampliação da passarela, implantação de novo elevador e prolongamento da passagem subterrânea.
Há pouco tempo a CPTM realizou a adequação de acessibilidade da estação, entretanto na época o projeto não contemplava as atividades da MRS.
A estação da CPTM não será prejudicada. O projeto manterá três vias para o serviço regular da Linha 10-Turquesa e abre espaço para uma via exclusiva para o Trem Intercidades até Santos.
O número de plataformas também se manterá o mesmo. Entretanto, a plataforma 6 deverá se desconectar do acesso da estação, tornando-se ilhada, semelhante ao que ocorre na estação Mooca.
O acesso será deslocado para as proximidades da Rua Perrella, abrindo espaço para a via exclusiva. A passarela da CPTM será ampliada no sentido norte assim como o túnel. A acessibilidade será garantida através de novos elevadores.
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Além disso, a MRS deverá realizar realocações de estruturas como banheiros e melhorias no acesso à passagem inferior externa à estação que dá acesso ao terminal de ônibus proximo.
As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para ser iniciada. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.
Impressionante a incapacidade do planejamento e gestão integrada do governo de São Paulo. Tenho medo de ver o caos que estará o sistema ferroviário paulista daqui 10 anos.
Sem contar o retrocesso de dividir novamente a linha só pra colocar um trem expresso (e caro), que no fim das contas vai beneficiar muito menos gente, pra dar uma falsa sensação de progresso e impressionar quem não depende do sistema ferroviário e acha lindo qualquer coisa que venha dele.
Não se trata de incapacidade, e sim manipulação!
Esta reportagem é confirmação que a atual estação do Ipiranga da CPTM que foi prometida no papel para ser um amplo “Hubber” com a chegada da Linha 5-Lilás foi uma falácia, e continuará a ser um simples terminal com acesso da Linha 15-Prata, os erros comprovados são tão elementares, e não aritméticos como expressado!!!
Quaisquer novas estações que possuírem a características de “Hubber” ou como todo um conjunto de edificações de uso misto como parte do chamado “Masterplan” seriam a ABC Pirelli, Ipiranga, Parque da Mooca, Pari, Bom Retiro, Água Branca, Lapa da CPTM na “Linha Integradora 710” tronco, deveriam os projetos serem feitos em forma conjunta e altamente prioritárias, e as estações possuírem o mesmo nome, pois sua utilização é imediata pela CPTM não necessitando aguardar a conclusão que no caso destas múltiplas Linhas 16-Violeta, 19-Celeste entre outras é para o final da década de trinta!
Esta inversão de prioridades de se planejar estações de Metrô antes da CPTM em locais de integração que já atua é mais uma confirmação do descaso e insensatez do uso político eleitoral e priorizar concessões para quem comprovadamente já comprovou que não tem capacidade para assumir pelos atuais dirigentes!
Mas Ipiranga ainda será num estilo hub sim, a integração é feita de uma forma muito semelhante a de Tatuapé e Itaquera, o mistério é pq diabos não está sendo falado sobre essa reconstrução ainda, pq as obras de Ipiranga já foram iniciadas e nada da reconstrução da cptm q tem um processo mais complicado de ser feita não teve início ainda
Gostaria de me desculpar, pois havia entendido que a adequação se daria na Estação do Ipiranga da CPTM, uma vez que a estação de São Caetano faz menos de dois anos foi concluída a reforma, portanto é um absurdo total esta intervenção, sendo que a via exclusiva para o Trem Intercidades até Santos é desnecessária pois já existe uma via central ociosa que vai de Capuava até o Brás, portanto é mais um dos absurdos desta administração por conta deste imbróglio de concessões por quatro empresas diferentes na mesma região, MRV, CCR, CRRC e CPTM.
Parabéns, ao governo de São Paulo, por colocar as obras para andar e gerar empregos. Esse seu legado eh indiscutível.
Palavras fortes
gostaria de tirar uma dúvida, o o trem que sai de São Caetano sentido Jundiaí não vai mais até a barra funda?
“Há pouco tempo a CPTM realizou a adequação de acessibilidade da estação, entretanto na época o projeto não contemplava as atividades da MRS.”
Como assim?
Vão fazer obra em cima do que acabou de reformar?
E vão colocar escada fixa para dar acesso à passarela?
Ahhh me respeita
A CPTM fez a reforma mal feito, agora a MRS via ter que arrumar, mas pelo que parece a MRS vai manter a acessibilidade atual, então provavelmente vai ter escadas rolantes.
A proposta da MRS não contempla escadas rolantes.
Cleber falou pouco, mas falou besteira. A reforma não foi mal feita, foi feita pra dar acessibilidade a estação no formato atual, porém a MRS não compartilhou com a CPTM suas intenções de segregação de via, agora vai ter que alterar partes já reformadas pra contemplar a segregação
gente vocês também vou te contar vocês não querem que credicarga usa a mesma linha do trem da CPTM, mas a Mrs vai fazer a mesma coisa na L7. para de choradeira
Respeita a opinião dos demais
Fez parte da campanha eleitoral de Tarcísio a segregação de cargas da MRS com os trens de passageiros da CPTM por conta do aumento de suas demandas com a conclusão do Ferroanel Norte para cargas e finalizar a alegação que a permanência do vão entre a plataforma e os trens de passageiros se deve por conta da presença de cargueiros, porém na prática lança concessões altamente perniciosas, tratando-se de mais uma bravata do governador para desviar o foco para concessão da Linha-7 Rubi e daquele obsoleto TIC para Campinas em linha singela entre outros que por si só já inviabilizará totalmente seu prosseguimento, pois assim como lançou uma licitação inútil para a Linha-20 Rosa para tirar o foco da extinção do Serviço-710!