Estação Lajeado, da Linha 11-Coral, será viabilizada em convênio com a prefeitura de SP

Estado e município assinaram compromisso amplo que pretende levar mobilidade e moradia para região. Nova estação vai desafogar Guaianases, mas prazo para entrega não foi estimado
Antigo estudo da Estação Lajeado
Antigo estudo da Estação Lajeado

A Linha 11-Coral ganhará nos próximos anos uma nova estação, Lajeado, que ficará localizada entre as paradas Guaianases e Antônio Gianetti Neto, como este site mostrou há bastante tempo.

A novidade é que o governo do estado e a prefeitura da capital assinaram um convênio na semana passada que ampliará o escopo do projeto, não se restringindo apenas à construção da nova estação, mas também à 1.500 novas moradias a serem erguidas pela CDHU, além de serviços e comércio.

A estação Lajeado tem uma meta importante, que é desafogar a estação Guaianases, hoje recebendo diariamente cerca de 67 mil passageiros. Como deve atrair ao menos 20 mil pessoas por dia, a nova estação dividirá parte desse público.

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A primeira etapara do convênio, no entanto, levará dois anos para realizar o planejamento e execução do projeto, com levantamentos e licenciamentos, além das desapropriações de terrenos numa área de quase 48 mil metros quadrados, onde será implantada a estação.

Só então a CPTM dará início às obras de fato, também mediante um convênio entre estado e município.

Localização da estação Lajeado
Localização da estação Lajeado (Jean Carlos)

Segundo a companhia, “a CDHU ficará responsável pela articulação com outros órgãos estaduais para levantamentos técnicos, desapropriações e financiamento das unidades habitacionais, enquanto a CPTM prestará apoio técnico para realização de projeto e obras da estação Lajeado”.

Em abril o site mostrou que a CPTM postergou o prazo de conclusão das estações Lajeado e União da Vila Nova (Linha 12-Safira), para 2028. A empresa afirmou ter conseguido elaborar o Relatório Ambiental Prévio (RAP) e também o estudo para desapropriações.

Com a nova estação, a Linha 11-Coral terá um longo trecho de 4 km sem paradas, dividido praticamente ao meio, facilitando a mobilidade na região.

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  1. Aí é que tá, se fosse assim o cimento seria amarelo e daí daria boas vindas a toda revolução que a linha pretende trazer. Incrível como a engenharia dos átomos nesses casos funciona e facilita o check in e check out dos passageiros.

  2. Deveriam fazer algo semelhante em Paraisópolis, e de forma ainda mais abrangente. Deveria fazer uma avenida sob o monotrilho e com conjuntos habitacionais margeando, cortando aquele “bairro” no meio.

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