A CPTM pretende finalizar a adequação de acessibilidade em todas as suas estações até o ano de 2026. A meta foi estabelecida dentro do plano de negócios da estatal.
Segundo dados do Relatório Integrado 2023 divulgado pela CPTM, a companhia pretende realizar avanços importantes no que se refere a acessibilidade universal e NR24 em suas estações.
O documento aponta duas metas importantes para o ano de 2024. Uma delas é a conclusão das obras de acessibilidade da Estação Engenheiro Manoel Feio que já está em sua etapa final.
Outro plano da estação é de realizar a licitação e assinar o contrato para adequação de duas estações da Linha 10-Turquesa: Santo André e Mauá.
Ambas as estações possuem grande fluxo de passageiros sendo umas das principais paradas ferroviárias do ramal que liga a Estação Luz até Rio Grande da Serra.
O relatório, porém, não menciona qualquer tipo de avanço ou proposta para as adequações da Estação Itaquaquecetuba. A CPTM chegou a elaborar projetos para a reforma da estação que deverá contar com sistema de captação de energia solar.
Na terça-feira, 07, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembléia Legislativa deu parecer favorável ao projeto de lei 782/2019 da deputada Beth Sahão (PT) que estabelece a obrigatoriedade da adequação de acessibilidade nas estações da CPTM.
A proposta está em consonância com o plano de negócios da estatal.
20 anos atrasado mas é uma boa notícia.