O secretário de Transporte do Estado do Rio de Janeiro, Washington Reis, disse na quarta-feira, 8, que as obras da estação Gávea, da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, devem ser retomadas neste mês após nove anos paralisadas.
De acordo com o secretário, a expectativa é que a obra seja entregue em junho de 2026. Atualmente o local está ocupado por água para evitar o desmoronamento de dois túneis que tinham sido abertos.
A obra poderá ser retomada após a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Governo do Estado, a concessionária Metrô Rio e as construtoras. A assinatura deve ocorrer na próxima semana.
Ainda é necessário, após este trâmite, a aprovação Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A concessionária Metrô Rio se comprometeu a investir R$ 600 milhões na obra e, em troca, ter o contrato de concessão estendido até 2048. O governo estadual complementará o investimento com R$ 97 milhões.
Em nota, ao portal G1, o Tribunal de Contas do Estado disse que até o momento ainda não recebeu nenhuma proposta para sua análise.
A estação Gávea fazia parte do projeto original da Linha 4, construída para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.
Essa extensão de contrato por troca de “mixaria” é uma vergonha.
melhor isso, do que o lixo do sindicato fazer acusações sem provas
ridiculo e o sindicato esta correctamente denunciando esta picsretagem do governo do Rio.
Renovar até 2048 para pagar parte de uma estação, deveria ser piada mas estão levando a sério
A concessão é o que garante o funcionamento do metrô do Rio de Janeiro. O estado não tem capacidade de operar e manter o metrô em padrões mínimos.
Tentar comparar a gestão do transporte de Rio e São Paulo é um erro típico de quem não conhece o Rio de Janeiro e suas características únicas no país.