Projeto de grandes proporções e elevado custo, a Linha 20-Rosa, do Metrô, ganhará um estudo mercadológico a fim de avaliar seu potencial de geração de receitas não tarifárias.
O edital da licitação foi anunciado pela companhia do estado nesta segunda-feira, 13, mas só estará disponível a partir do dia 14. A sessão pública para entrega de propostas está marcada para 13 de junho.
Apesar disso, entende-se que caberá ao futuro contratado estudar a exploração de vários tipos de negócios que poderão ser associados à operação do ramal de 33 km e 24 estações.
A companhia já havia lançado algo semelhante, o estudo de “aconselhamento financeiro” (financial advisory), para ter em mãos os possíveis arranjos para concedê-la.
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Não se trata de algo novo já que desde os primeiros estudos, o governo avalia aproveitar as características da Linha 20 no sentido de incluir empreendimentos e serviços integrados a suas estações e até mesmo pátios de manutenção.
É um modelo já em uso no exterior onde grandes complexos multiuso acabam sendo construídos em conjunto com as estações.
Vale dizer que em alguns sistemas, a receita auferida por essas atividades complementares supera o faturamento com o transporte de passageiros.
Trata-se de uma situação ideal para a rede sobre trilhos paulista, cuja dependência da defasada tarifa de transporte e os constates repasses públicos tem sido cada vez maior.
A Linha 20-Rosa é um dos projetos prioritários do atual governo e deve ser concedida em conjunto com a Linha 1-Azul, segundo relatos recentes. O estudo, portanto, deverá ajudar a estabelecer as condições para o futuro edital.
Nota do editor: o site atualizará este artigo quando tiver acesso ao edital.
Espero que esse estudo demonstre que precisa ter pelo menos uma estação entre Tabapuã e Fradique Coutinho na avenida Faria Lima.
Uma estação em um lugar onde a demanda a inviabiliza.
Assim a Linha 20 nunca sairá do papel.
Claro, não tem ser humano pelo shopping Iguatemi né?
Porém há demanda para uma estação de metrô pesado no bairro Alto da Boa Vista, vai entender.
o problema que no Iguatemi pra cima não tem espaço e para baixo só sobrou concessionária da Audi
Tinham que fazer um shopping linear da Tabapua ate a Jesuino Cardoso, em um subsolo acima dos trens.
Esta Linha 20-Rosa se trata de mais um projeto de papel, está sendo usada em mais um estelionato publicitário eleitoreiro como uma pretensa compensação para o cancelamento da Linha 18-Bronze e a intenção do desmembramento da Linha Integradora-710 da CPTM que faz o trajeto em paralelo e possui altíssima taxa de demanda e aprovação dos usuários na totalidade da região do ABC que faz atualmente um trajeto em paralelo, desta forma sua situação real ficou clara neste ano quando o Metrô lançou a licitação do projeto funcional e de arquitetura, em conluio com o Impacto Ambiental (EIA) um órgão burocrático totalmente manipulado pelos governantes que nunca consulta os usuários!
A última falácia de se conceder uma futura Linha 20-Rosa é um dos projetos prioritários do atual governo e deve ser concedida em conjunto com a existente Linha 1-Azul de concepções técnicas incompatíveis totalmente divergente.
Uma Manifestação de Interesse Privado apresentada em dezembro de 2020 o governo já havia proposto a concessão da Linha Rosa em conjunto com a Linha 2-Verde. A empresa sugeriu assumir a operação deste ramal enquanto construiria a Linha 20, mas somente no trecho Santa Marina São Judas, foi considerado prioritário por ela, ao contrário da extensão até o ABC Paulista, tida como opcional foi mutilada e descartada, e mais uma vez a população do ABC foi ludibriada com a total conivência dos prefeitos locais do PSDB, e o cambalacho confirmado, pois com a reunificação da Linha Integradora-710 que agora querem extinguir, esta linha perderia a razão de ser, pois estas já possuem as Estações de Santo André e Lapa no seu trajeto, sendo sua previsão após a década de 50, lembrando que o mandato termina em 2026!