O consórcio AeroGRU, responsável pela implantação do People Mover do Aeroporto de Guarulhos, realizou os primeiros testes dinâmicos com o Aeromovel.
Um vídeo curto mostra o veículo em movimento próximo à estação do Terminal 1, do Aeroporto. O Aeromovel na cor azul deixa o que parece ser a plataforma e percorre cerca de 60 metros até parar e voltar.
No fundo é possível ouvir o que parecem ser os compressores usados para bombear o ar comprimido que movimenta o Aeromovel.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A tecnologia, desenvolvida pelo engenheiro Oskar Coester, utiliza um túnel sob as vias onde circula o ar que “empurra” a vela localizada na parte inferior do veículo.
O conceito é considerado muito eficiente e limpo, tornando o Aeromovel um tipo de trem bastante leve.
A GRU Airport deverá estrear o sistema de transporte até o final do ano, ligando os três terminais do aeroporto à estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade (CPTM).
As viagens, com duração de 6 minutos, serão gratuitas aos passageiros, funcionários e visitantes do aeroporto.
Mais um passo importante para o Transporte de São Paulo.
Mais um elefante branco.
Não é limpo. Utiliza energia proveniente fóssil.
Tenho dúvida da eficiência e manutenção requerida.
É um transporte movimentado por um ventilador acionado por um motor elétrico, sem ter que carregar peso morto de baterias e num país onde mais de 80% da energia elétrica vem de fontes renováveis.
Se isso não é um transporte limpo, sinceramente, não faço ideia do que pode ser considerado limpo. Até andar cavalo emite mais poluentes através das flatulências do bicho do que andar de aeromóvel.
Fóssil? O compressor é movido a eletricidade!
Vamos torcer
Se funcionar será o primeiro do mundo…
Mas Sérgio o people mover da Aeromóvel já funciona no aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre.