A CPTM assinou na última sexta-feira, 17, o contrato para prestação de serviços de engenharia para manutenção preventiva e corretiva de 30 composições da Série 9500. A vencedora do certame foi a Hyundai Rotem.
A contratação da manutenção dos trens ocorre próximo a assinatura da concessão da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades. Enquanto a nova concessionária não assume, a CPTM ficará a cargo da manutenção dos trens.
O plano de manutenção contempla ações de manutenção preventiva, que são as inspeções de rotina nos trens, manutenção corretiva, que visam reparar problemas e falhas, além de ações especiais.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Está previsto também o início das revisões de nível F nos 30 trens. Esse tipo de manutenção de maior complexidade ocorre quando os trens atingem 1,2 milhão de km rodados.
O valor global do contrato é de R$ 138,3 milhões com prazo total de 30 meses. O custo de manutenção preventiva e corretiva é de R$ 1,8 milhões por mês e o custo da revisão nível F é de R$ 2,4 milhões por trem. Veja abaixo o orçamento completo:
A CPTM definiu uma cláusula especial dentro do contrato relativa à concessão da Linha 7-Rubi.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Em caso de concessão a contratada deverá ser avisada com seis meses de antecedência para que possa realizar a desmobilização parcial ou total de seus serviços. O contrato poderá também ser repassado para a empresa privada mediante acordo entre as partes.
As parcerias na CPTM tem-se mostrado extremamente eficiente, além de baratas.