ViaMobilidade recebe 24º novo trem da Série 8900 fabricado pela Alstom

Entregas atingem dois terços da encomenda da concessionária. Composições com capacidade para 2600 passageiros circulam exclusivamente na Linha 9-Esmeralda
24º Novo trem da Série 8900 (Diego Metroferroviário)
24º Novo trem da Série 8900 (Diego Metroferroviário)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, recebeu recentemente seu 24º novo trem. Com isso a empresa recebeu dois terços de toda sua encomenda de 36 composições.

O canal Diego Metroferroviário realizou o registro da composição estacionada no pátio de Presidente Altino. Os trens que saem da fabrica da Alstom em Taubaté, interior de São Paulo, são deslocados de caminhão até Osasco.

Composições da Série 8900 no Pátio Presidente Altino (Jean Carlos)
Composições da Série 8900 no Pátio Presidente Altino (Jean Carlos)

A compra dos novos trens é um dos principais investimentos do contrato de concessão com a ViaMobilidade. A empresa teve que adquirir 36 trens de oito carros, ou seja, 288 carros ferroviários novos.

As composições funcionam com tensão de 3.000 Volts (2000V~3600V), possuem aceleração de 0,9 m/s² e velocidade máxima de operação de 90 km/h segundo a ficha técnica da composição constante em seu manual.

Características técnicas de tração da Série 8900 (Alstom/ViaMobilidade)
Características técnicas de tração da Série 8900 (Alstom/ViaMobilidade)

O trem tem capacidade para transportar 2600 passageiros numa condição de 8 passageiros/m². Ao todo o trem apresenta 37 lugares sentados para os carros com cabine e 40 lugares nos carros intermediários.

Lotação dos carros segundo manual (Alstom/ViaMobilidade)
Lotação dos carros segundo manual (Alstom/ViaMobilidade)

A concessionária tem a expectativa de receber todas as composições restantes ainda em 2024. Por enquanto todos os trens operam exclusivamente na Linha 9-Esmeralda.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
    1. Sucata não são, a viamobilidade que não cuida deles, os trens eram ótimos na L9, não pareciam sujos nem muito menos mal cuidados

      1. Os trens eram ótimos até a CPTM cancelar a revisão prevista em contrato e entrega-los sem condições de uso para a concessionária.

  1. Boa tarde!
    Só queria saber qual o motivo de não ter trem novo na linha8 diamante!
    Pessoal da vila Mendes Natal tem prioridade! Que horror
    Desfazendo do povo da via Oeste ! Quer dizer que não somos humanos!
    Só sucatas mesmos, quem ficou parado 30 minutas na via e no escuro e ainda tivemos que andar pelos trilhos foi eu !trem quebrado e se quer não tivemos ajuda de ninguém, agora queria saber 24 novos trens onde será que andam? Deixo aqui a minha pergunta?
    Qual ano vai ter pelo menos um na linha 8 ou
    Depois que os que tiverem já gastos na linha 9 vcs jogam na linha 8 isso?

Comments are closed.

Previous Post
O primeiro trem SkyRail da Linha 17-Ouro

Monotrilho da Linha 17-Ouro terá sistema que poderá tornar viagens mais confortáveis

Next Post
Edifícios no centro de SP desapropriados para a Linha 19-Celeste

Linha 19-Celeste já tem primeiros terrenos desapropriados no centro de SP

Related Posts

Mesmo diante de crise, setor metroferroviário recupera passageiros e mantem investimentos de expansão

Balanço realizado pela ANPTrilhos indica que houve aumento do número de passageiros transportados. Apesar da crise, ainda houveram novas estações entregues e investimentos sendo realizados na ampliação da rede.
Leia mais