Tarcísio dá aval para o ‘desafiador’ Trem Intercidades para Santos

Governo aprovou início de estudos para implantar trem regional entre a capital paulista e a Baixada Santista, mas encontrar trajeto viável pela Serra do Mar pode complicar projeto. TIC para São José dos Campos também foi viabilizado
Trem regional
Trem regional (Pxhere)

Nesta quinta-feira, 23, o governo do estado, em reunião dos conselhos que discutem os programas de concessões e privatizações, qualificou quatro projetos de mobilidade sobre trilhos, que serão agora objeto de estudos mais aprofundados.

Além de dois VLTs nas regiões de Campinas e Sorocaba, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou o aval para o Trem Intercidades para Santos (TIC Eixo Sul) e para São José dos Campos (TIC Eixo Leste).

Enquanto o trem regional para o Vale do Paraíba é considerado o menos complexo de ser implantado, com previsão de R$ 6 bilhões de investimentos, o Trem Intercidades para a Baixada Santista se coloca como um enorme desafio técnico e econômico.

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Em virtude da presença da Serra do Mar e seus cerca de 700 metros de desnível em relação à Baixada Santista, implantar um serviço de trens de média velocidade será uma tarefa complexa.

Basta notar que a previsão de investimentos é bem elevada já antes mesmo de estudos mais aprofundados. Serão pelo menos R$ 15 bilhões aplicados, mas é razoável esperar por um custo ainda maior já que o Trem Intercidades para Campinas prevê valores pouco inferiores.

Ferrovia Santos Cajati
Ferrovia Santos Cajati, que passava pela orla da Baixada Santista (Reprodução)

Caminho por Mongaguá?

Apesar de ainda não estar claro por onde a ferrovia ligará São Paulo a Santos, o governo estima a viagem em uma hora e meia. Apenas como referência, os ônibus que fazem o percurso entre Santos e o Terminal Jabaquara levam entre 1 hora e 10 minutos e 1 hora e 40 minutos – sem congestionamentos, vale dizer.

Vencer a Serra do Mar tem sido o dilema de todas as sondagens já reveladas para o TIC Eixo Sul. Atualmente os trens de carga utilizam um sistema de cremalheira para vencer o desnível, mas essa hipótese parece descartada.

No passado, pensou-se em um enorme e profundo túnel que teria início dentro de São Paulo e tornaria a viagem veloz, porém, o custo elevado e as dificuldades técnicas sepultaram a ideia, aparentemente.

Trem usando a cremalheira
Trem usando a cremalheira: Serra do Mar é obstáculo para um serviço atraente (STM)

A gestão Tarcísio, por sua vez, tem cogitado escolher um caminho diferente, pelo sul da capital, passando por Mongaguá. Essa opção, entretanto, parece impor um tempo de viagem mais longo, que pode tirar a atratividade do projeto.

A decisão sobre o trajeto também inclui definir com qual linha de trens metropolitanos o Trem Intercidades para Santos será conectado. O caminho tradicional envolve a Linha 10-Turquesa, no ABC Paulista, mas uma rota via sul de São Paulo poderia colocar a Linha 9-Esmeralda como ponto de conexão.

São questões que, espera-se, serão esclarecidas nos próximos meses.

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26 comments
  1. bom dia, acredito que em função da alta dificuldade técnica, alto custo trecho serra, e o tempo de viagem ficar bem acima do trajeto por ônibus, esses 15 bilhões investidos na linha de metro de Guarulhos, ABC, ou a 3° linha cortando a zona leste , traria muito mais benefício a população, sem nenhuma dúvida. Sem mencionar que o fato do avanço rapido das desapropriações das futuras novas estaxkes das novas linhas de metrô em SP , é que esta ajudando muito o país a conseguir fomentar a construção civil, e criar uma visão para os construtores que valerá a pena investir seu capital, naqueles locais, incentivando a retirada de suas reservas financeiras da renda fixa , gerando emprego, renda, e fomentando o setor que mais emprega no Brasil, fazendo com que SP consiga gerar mais impostos recolhidos em função do crescimento, proporcionando com isso uma maior arrecadação futura em função da boa expectativa criada naqueles locais beneficiando simultaneamente os govermos municipal, estadual e Federal com esse incremento de atividade econômica e consequentemente um justo incremento na arrecadação

  2. SPTV entrou ao vivo enquanto a reunião ainda rolava e exibiu mapas e alguns detalhes de 3 possíveis traçados (pelo menos 1 deles, com mais uma variação):

    1- Est. Pinheiros, seguindo linha 9 e descendo por Mongaguá, com estações nas cidades antes de Santos.

    2- Est. Santos Imigrantes, seguindo rodovia dos Imigrantes.

    3- Est. Brás, seguindo linha 10 e usando cremalheira na Serra do Mar.

  3. para que mais linha de metrô na zona Leste sendo que vai ganhar linha 2 e a linha 19 para. poderia reativar a Cajati Santos

  4. Enquanto isso o Metro do Jd. Angela segue no papel.
    Uma linha de metro que corte o extremo sul (Jd Angela, Mboi Mirim até estação Socorro da CPTM é sonho.
    Estação Pedreira da CPTM ficou no papel.

    Muitas falácias e nada mais.
    Tarcisio é como os tucanos – Faz o T!

  5. Se uma das propostas é descer pela linha 9 rumo Evangelista de Souza, porque não investir em levar a linha 9 pra Parelheiros, que traria muito mais benefício pra população?

    1. Trem em Parelheiros não trarias benefícios para a população, só atrairia mais invasores que acabariam com os mananciais e o abastecimento de água para 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

  6. Os ônibus elétricos via estrada vão matar esses trens. Brasileiros aprendam trem é bom em países planos e com ticket barato com preço de ponte aérea não chegaremos a lugar nenhum….. só iludidos….. é capaz de gente aqui aplicar em um fundo para construir esses trens ……

    1. e ônibus elétrico tem capacidade de transporte fabuloso né?

      demorar 9 horas para descer a serra em feriado sem poder fazer que nem os felizes e furiosos que costuram o congestionamento para chegar em 2h.

      já imagino os ônibus ficando sem carga na subida da serra por causa do tráfego parado.

    2. Itália, Japão e China não são planos e tem trens por toda parte.

      E ônibus nunca vai substituir um sistema ferroviario, inclusive o mundo todo ta indo cada vez mais para as ferrovias do que aviões ou rodovias para carros.

  7. No Brasil poucos projetos dessa magnitude vai para frente , duas coisas eu tenho certeza , se o Tárcísio não conseguir , aí é que não sai mesmo .
    Outra coisa só sai do papel se alguma empresa chinesa tocar o projeto , pois na China tudo fica pronto , mesmo que sejam projetos de muita complexidade em engenharia ferroviária.

    1. Não tenho nem palavras pra dizer o quão leigo isso tudo soou, Tarcísio não é nenhum especialista em sp, pelo contrário ele só vem destruindo o estado, e empresas chinesas não são mais competentes, só existe um governo organizado e comprometido em viabilizar projetos de cunho social sem visar lucro, algo q um direitista como Tarcísio jamais faria, como já não vem fazendo ameaçando extinguir duas das maiores empresas de engenharia do Brasil como metrô e cptm

      1. Até o momento, os únicos “grandes projetos” de Tarcísio têm sido o discurso de se leiloar tudo e qualquer coisa à iniciativa privada. E o projeto meia-boca do TIC SP-Campinas já nos mostrou a que custo para o erário público.

  8. Caso fosse planejado, (o que não é o caso) as alternativas pela ordem de prioridades e viabilidade com relação ao projeto entre São Paulo e Santos mais viáveis ao percorrer o trecho do planalto, sendo que a primeira é existente entre Brás e Paranapiacaba restando ampliar o trecho de cremalheira;
    1ª-O acesso poderia se dar através de uma linha central ociosa existente da estação Brás/ Tamanduateí Linha 10 da CPTM que não interfere nos Trens Metropolitanos e também poderia ser cotada como parada inicial percorrendo vias no trecho de planalto do ABC entre Mauá e Rio Grande da Serra.(*nota 1)
    2ª-Pela Imigrantes até o alto da serra.
    3ª-Est. Pinheiros, seguindo linha 9 e descendo por Mongaguá, com estações nas cidades antes de Santos.
    Porém para quaisquer casos se fazer um novo sistema de cremalheira em paralelo ao existente contornado a serra do mar seria a mais viável e praticamente única opção, semelhante ao da MRS, neste caso, diferente de outros TIC, o sistema deverá ser obrigatoriamente compartilhado com a operadora que tem mostrando grande interesse devido à alta demanda para cargas chegada do trem até a Baixada.
    *Nota 1- Atualmente se está usando de um artifício falacioso inconsistente mostrando uma Linha a ser construída do lado Norte singela da MRV que não interfere nas três linhas da CPTM, porém a outra via exclusiva para o Trem Intercidades até Santos mostrada no mapa da Estação de São Caetano está em pleno uso pela CPTM, tratando-se de uma linha que a MRV quer se apossar de forma sorrateira e visa a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e sentido Rio Grande da Serra, e contrariando as falácias dos “planejadores” afeta e muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central ociosa que vai de Capuava até o Brás que redistribuiria fluxo da linha 2-Verde e futura Linha 14-Onix, esta sim já seria a via exclusiva para um possível Trem Intercidades até Santos sem fundamento algum, além da extinção do Serviço-710 que conta com ampla aprovação dos usuários
    2- A alternativa de perfurar um túnel na serra de aproximadamente 40km em declive na rocha com esta magnitude é muito cara e totalmente inviável como está sendo aquele pequeno trecho da Linha 6-Laranja (e não em cascalho que facilita como está sendo na Linha 2-Verde), e a tensão elétrica da locomotiva local da MRV que utiliza cremalheira já é em 3kVcc e bitola em 1,6m.

  9. Estou em Madrid e digo ,pelo que vi de trens e na França,difícil é ir a Marte e habita-lo.”Grandes incisões,grandes cirurgiões”,este era um lema médico do passado.O paciente não podia morrer,aproveitava-se o momento.O momento da ferrovia é este,faça que depois de pronta será só alegria e o turismo que vai surgir pagará a conta,acreditem…

  10. E o túnel Santos-Guarujá chegou aos 100 anos de sonhos e espera. Imaginem o quanto este trem vai demorar a sair do papel

  11. não entendo como é tão difícil. aquela linha férrea super antiga usada por trens de cargas foi construída em uma época com menos tecnologia e estruturas de ponta, hj eu tenho certeza que há mais recursos. A serra do mar é um desafio concreto. Mas se fizeram no passado(mesmo que o fluxo agora será maior) é possível fazer sim, basta interesse e empenho.

    1. Concordo. O mais dificil de hoje não é a engenharia, muito pelo contrário. O mais dificil hoje em dia é podermos contar com a vontade politica e o planejamento sério e de longo prazo para as grandes infraestruturas.
      Inclusive lá na Serra do Mar, bem ao lado da cremalheira, até já existe um leito ferroviario hoje abandonado (construído em pleno século 19), e que poderia ser recuperado para o trânsito dos trens de passageiros – e assim evitar qualquer interferência operacional com os trens de carga na cremalheira. E essa grande vantagem encontra-se exatamente no trajeto ferroviário mais curto e direto entre São Paulo e Santos.
      Mas…e a vontade política???

  12. Seria bem mais lógico, e com a demanda já existente, que se priorizasse Trens Intermetropolitanos integrados com as linhas da CPTM.
    No caso de Santos, o mais lógico seria o trajeto pelo ABC paulista, integrado à linha Turquesa. Quanto à travessia da Serra do Mar, já existe um antigo leito ferroviario hoje desativado (aonde ficava o sistema-funicular, desativado nos anos 80), bem ali ao lado da cremalheira.
    Já no caso do Vale do Paraiba, que pra começar deveria chegar até Taubaté, há duas opções de trajeto (ambas integradas às linhas Coral, Safira e Jade):
    1) Por Mogi das Cruzes, de onde já há leito ferroviario disponível (hoje subutilizado) até a divisa de Guararema com Jacarei – com o desafio de se implantar dali um novo trecho que atenda Jacarei e São José dos Campos.
    2) Por Manoel Feio, já chegando diretamente em São José dos Campos – porém deixando de fora Mogi das Cruzes e Jacarei.
    Quanto aos trens expressos (os TICs), seria melhor deixá-los pra uma etapa mais adiante, quando já exista uma demanda real naturalmente gerada pelos Trens Intermetropolitanos.
    Mas, infelizmente, certos governantes parecem preferir descartar o mais simples e viável, em favor do mais complexo e incerto.

  13. Governador, sei da sua competência, mais o mais viável é interligar todos as cidades do interior com metros TIRANDO DAS VIAS OS ÔNIBUS,assim conseguimos melhorar o trânsito e ganhar tempo tbm nos transportes ferroviários.
    Ônibus devem existirá partir das estações ferroviárias para fazer o transporte dentro dos municípios e não s interligação entre eles.
    Abraços

  14. O ideal era a linha SP-Santos vindo pela L9 e fazendo final na Barra Funda ou Júlio Prestes, o problema é que a VM dificilmente vai querer gastar com isso.

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