Vídeo: veja como estão as obras da Linha 17 no pátio Água Espraiada e estação Washington Luiz

Área de manobras está sendo preparada para receber o primeiro monotrilho da linha que deve chegar em julho da China
Pátio Água Espraiada e estação Washington Luiz em maio de 2024
Pátio Água Espraiada e estação Washington Luiz em maio de 2024 (iTechdrones)

O canal parceiro de vídeos do site, Itechdrones, postou em suas redes sociais nesta semana um novo vídeo que mostra o andamento das obras da estação Washington Luiz e do Pátio Água Espraiada, ambos da Linha 17-Ouro, do Metrô.

Com relação a estação, após muito anos sem uma movimentação sequer de funcionários, já é possível ver como será sua cobertura final. Será diferente das demais e mesmo da estação Morumbi do ramal, que é envolta em uma espécie de “caixa”.

Mas assim como Morumbi, as plataformas de embarque e desembarque serão nas laterais e não centrais. Um guindaste está auxiliando os funcionários no içamento das peças metálicas que sustentarão a cobertura.

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Estação Washington Luiz em maio de 2024
Estação Washington Luiz em maio de 2024 (iTechdrones)

Já no Pátio Água Espraiada é onde se nota o maior número de funcionários trabalhando no ramal. Isso muito se deve à estrutura ainda precária para receber o primeiro monotrilho da Linha 17 que já partiu da China e deve chegar no Porto de Santos em julho.

As imagens desta semana mostram avanços consideráveis no número de vigas-guia instaladas, a montagem de uma cobertura metálica em um edifício no centro do pátio além de acabamento em algumas áreas.

Ainda assim há muito trabalhar a ser feito para que a área esteja com alguma condição de receber um trem, sobretudo no piso superior.

Terceiro trilho teve instalação nas vias expandida
Terceiro trilho teve instalação nas vias expandida (iTechdrones)

Dado o pouco tempo restante até chegada do monotrilho, o trabalho precisará ganhar mais ritmo, embora tenha sido notado uma maior movimentação no local.

Outra novidade flagrada pelo vídeo é a instalação do terceiro trilho nas vias entre Washington Luiz e a futura estação Brooklin Paulista, que também avançou.

O plano do governo é que a Linha 17-Ouro comece a funcionar no primeiro semestre de 2026.

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