O projeto da Segregação Sudeste deverá afetar algumas estações da Linha 10-Turquesa da CPTM. A Estação Mauá deverá ter uma de suas plataformas parcialmente demolida.
A Segregação Sudeste é um projeto encabeçado pela MRS Logística que visa realizar a total separação do fluxo de trens de carga dos trens de passageiros, aumentando a eficiência logística e a segurança operacional de ambos os transportes.
Na Estação Mauá, uma das mais importantes da Linha 10-Tuquesa, o projeto prevê que parte da plataforma sentido Rio Grande da Serra seja demolida para que seja implantada uma nova via para cargas.
A estação atualmente possui três vias operacionais e quatro plataformas. A proposta da MRS em conjunto com a CPTM prevê que duas vias sejam destinadas para a operação da Linha 10-Turquesa, uma para o TIC Eixo Sul (Santos) (caso ele siga esse caminho) e uma para os trens de carga.
As plataformas 1, 2 e 3 atenderem aos trens metropolitanos enquanto a plataforma 4 seria suprimida. O projeto ainda prevê a demolição de parte das plataformas 2 e 3 para a implantação de um novo conjunto de AMVs.
Cabe citar que a estação Mauá deverá passar por obras de melhoria e acessibilidade pela CPTM, de forma que seja possível atender aos passageiros com mobilidade reduzida.
Veja também as adequações nas demais estações da Linha 10-Turquesa:
- Estação Mooca
- Estação Ipiranga
- Estação São Caetano do Sul
- Estação Utinga
- Estação Prefeito Saladino
- Estação Capuava
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As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.
Estes governantes tem se notabilizados por lançamentos de muitas linhas no papel tanto no metrô quanto na CPTM, concessões atabalhoadas e mal planejadas com dispêndios crescentes de dinheiro público repassado a fundo perdido como foi o caso do leilão da Linha 7-Rubi com aquele obsoleto e ultrapassado projeto TIC para Campinas com prazo de oito anos, porém fazem propaganda como se fosse um exemplo de mobilidade de grande sucesso.
Após o fim da Linha 18-Bronze após uma licitação fraudada por um grupo empresarial que possui o monopólio pernicioso e domina o transporte na região do ABC e para efeito de “compensação”, o governo estadual anunciaram a Linha 20-Rosa que atenderia o ABC, além da transformação em Metrô de superfície e melhorias do Linha Integradora 710-Rubi/Turquesa que se deseja extinguir, porém no final de 2021 já foi devidamente descartada a chegada da Linha 20 em Santo André e o tal Metrô de superfície da Linha 10-Turquesa gorou, e nem a Estação ABC Pirelli foi construída e agora estão anunciando a Linha 14-Onix em ano eleitoral, e restaram compromissos inexequíveis, uma vez que sua previsão é para a década de 50!
Esta linha que a MRV quer se apossar da CPTM possui o significado claro que todos aqueles projetos e melhorias mencionados é uma cortina de fumaça para iludir os incautos com promessas falaciosas de mobilidade em um cambalacho e sim visa a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e Rio Grande da Serra, e contrariando a maracutaia dos “planejadores” afeta e muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central ociosa que vai de Mauá até o Brás.
Não faz sentido esta miopia das alegações que concessões sejam tão onerosas que até o crime organizado esteja envolvido em um esquema de lavagem de dinheiro!
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo tempo; mas não pode-se enganar a todos por todo tempo” Abraham Lincoln.
A via central da L10 n é ociosa e só vai da Mooca até Santo André, a segregacso é bancada pela MRS e mto bem vinda, uma vez q vai deixar de atrapalhar a cptm em quase toda a extensão da L10 e L7, somente no trecho Bom Retiro-Brás q é impossível de se abrir espaço pra mais uma via, tudo isso n é promessa, é projeto, agr as concessões e linhas futuras q nem anteprojeto tem sendo anunciadas pra concessões é furada mesmo e um absurdo só pra acabar com a cptm e metrô
No seu priomeiro comentario foi infeliz, os 8 anos não é somente sobre construir a linha do trem e colocar os trens para rodar, tem varias obras que tem que ser feitas ao longo do caminho, como certas desapropriações, construção de tuneis ou pontes para eviar ter passagem de nivel (isso ainda mais com um trem de média velocidade), fora que o trecho entre Jundia até São Paulo foi desenhado de maneira a ser via singela com bypass, por causa da delimitação de leito ferroviario por causa das construções em volta do leito já existente (que inclusive foi uma das decisões mais mal tomadas por parte dos municipios em permitir construções de condominios) o que não dá para simplesmente derrubar os condominios construidos, isso alem de loucura, não teria cabimento juridico e nem orçamento para ressarcir esses moradores de condominios
Ao seu segundo comentário, devo concordar que com certa tristeza que o governo do então ex- governador João DitaDória vendeu o modal de monootrilho para mudar por um sistema de B(OSTA)RT(RALHA) para beneficiar uma mafia, que se trata da familia Setti-Braga, e como eu mesmo já disse, isso foi graças não só ao DitaDória, mas tambem ao prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Malandro que tinha conexões proximas a mafia Setti-Braga (tanto que foi ele o principal apoiador do BRT e que sua administração ficasse a cargo da NEXT Mobilidade), mas no caso da linha 20-rosa, diferente da gestão anterior, que ficou na promessa, essa fgestão está ja entrando na fase de projeto, estudos mercadologicos, contratação de estudos geologicos, então, por mais inacreditavel que se pareça, essa linha possa sir dentro do prazo estimado, assim como outros estudos e novas linhas que estão sendo estudadas, como a linha 14-onix
A linha segregada que a MRS está para construir, alem de necessaria, ja que um dos maiores impecilhos da linha 10-Turquesa e 7-Rubi é o compartilhamento de via com os trens de carga, foi um aditivo assinado pelo governo federal (já que esse serviço é uma concessão federal e não estadual) para extender seu contrato de concessão, e no caso do não cumprimento desse termo, é acionada a TAC (termo de ajuste de conduta) e no caso de não aceitarem essa TAC, entrasse na justiça, podendo levar a um cancelamento do aditivo e da extensão do contrato de concessão
Desculpa, mas quis pagar de intelectual, até copiando uma fras de Abraham Lincoln, mas sendo sincero, vejo em suas palavras mais uma narrativa enviesasa politicamente, do que um fato.
A via central do atual Serviço-710 atualmente além de ser utilizada pelo Expresso ABC com grande utilidade e não prejudica de forma alguma a CPTM, muito pelo contrário é de grande utilidade pois além de ser utilizada para a pendularidade do retorno dos trens Metropolitanos, e operante para utilização na Estação Tamanduateí para utilização da Linha-2 Verde dos usuários provindos do Alto Tietê aguardado sua expansão e futuras Estações Ipiranga ligando a Linha 15-Prata diretamente e ABC Pirelli ligando a Linha 14-Onix disponível eletrificada e pronta para o TIC para Santos e seu trajeto é entre bifurcação na saída da Estação Capuava, chegando até a entrada de bifurcação no Brás.
O que está colocado aqui é a comprovação por fatos presentes do rumo obscuro com futuro incerto e sombrio que estes atuais dirigentes estão impondo a CPTM, e da existência de uma linha metropolitana totalmente pronta restando adequar algumas estações que possui importância altamente estratégica para redistribuição de passageiros não só do ABC mas principalmente oriundos do Alto Tietê, mas que interesses escusos preferem continuar iludindo a população lançando linhas de forma aleatória sem estudos no papel para montagens e utilização após muitas décadas!
Uma pergunta de leigo: Se é impossível implantar nova via entre Brás e Bom Retiro, não vai continuar havendo gargalo no Brás?