A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está se preparando para realizar a devolução de mais dois trens da Série 8500 para a CPTM.
A concessionária atualmente opera com boa parte dos trens cedidos pela CPTM. Ela reebeu 18 trens da Série 7000, oito trens da Série 7500 e oito trens da Série 8500.
De todas as composições, a concessionária efetuou a devolução de apenas quatro trens da Série 8500. Segundo o contrato de concessão, a ViaMobilidade deveria ter efetuado a devolução de todos os trens até o final de abril.
A empresa está preparando mais dois trens para serem devolvidos. Tratam-se das composições H532 e H564. Os trens foram registrados pelo canal Nícolas Gordiano nesta sexta-feira, 31, caracterizada com os logotipos da CPTM no pátio Presidente Altino.
Novos trens
A ViaMobilidade tem recebido novas composições da Série 8900, produzidas pela francesa Alstom. Até então 25 novos trens já chegaram para compor a frota das linhas 8 e 9. Deste total, 17 trens estão em operação exclusivamente na Linha 9-Esmeralda.
Atrasos na devolução
Apesar dos problemas relacionados à fabricação dos trens da Série 8900, a concessionária está em claro descompasso com o cronograma estabelecido em contrato, de forma que é difícil crer que apenas o cronograma de entrega de trens novos tenha sido responsável pelo atraso na devolução.
O contrato de concessão estabelece que a ViaMobilidade tenha que realizar a Revisão de nível F em todos os trens da Série 7000 e 7500. Apesar de 17 trens estarem em operação, não há panorama previsível para a devolução dos trens da CPTM.
Segundo nota enviada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos ao portal Diário dos Trilhos, o cronograma de devolução dos trens foi revisto, de forma que todos os trens sejam efetivamente devolvidos para a CPTM até fevereiro de 2025, com quase 1 ano de atraso.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A informação corrobora com dados divulgados pelo presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas, durante do CCR Day 2024 onde um acordo está em curso junto ao estado quanto a devolução dos trens.
Os dados também estão alinhados com a apresentação do CCR Day 2022 onde o cronograma para manutenção dos trens da CPTM é previsto para março de 2025
Não se sabe exatamente que está sendo pleiteado, mas o valor das multas e os prazos certamente serão pontos de apreciação de ambas as partes.
Se existe um contrato, não importa se é novo ou velho, tem que ser cumprido. Sinceramente, nesse seu comentário parece que só o estado precisa cumprir alguma coisa.
nao sei se percebem, mas esta empresa nao cumpriu nada do contrato, nem devolveu os trens e nem presta um serviço de qualidade, cheias de falhas e esta pior de quando era cptm, piorou em todos os quesitos as linhas 8 e 9, assim so os passageiros de se ferraram como sempre.
Sou usuário da linha 8 e com certeza o serviço tem melhorado dia a dia, hoje temos um intervalo máximo de oito minutos, as obras de melhoria estão sendo feitas. A CPTM, quando entregou a linha, tirou todos os carros mais novos, é só colocou sucata. O verdadeiro usuário, sabe o que realmente está ocorrendo.