A prefeitura de Taboão da Serra e o governo do estado assinaram nesta segunda-feira, 3, um convênio para viabilizar a expansão da Linha 4-Amarela até o município da Grande São Paulo.
O documento, assinado pelo prefeito de Taboão, José Aprígio da Silva, e o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, prevê que ocorra um trabalho conjunto para implantar a futura estação Taboão da Serra e outras áreas como o terminal de ônibus e poços de ventilação e saídas de emergência.
A extensão de mais de 3 km com duas estações (também inclui Chácara do Jockey, na capital), será construída pela ViaQuatro como parte de um aditivo contratual a ser assinado na concessão do ramal.
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A estação Taboão da Serra deverá responder pela maior parte da demanda de 80 mil pessoas esperada em dias úteis. Ela passará a ser o terminal da Linha 4, atraindo usuários de outros municípios.
É também uma das apostas para tirar o metrô de dentro da capital, uma promessa antiga de vários políticos. Atualmente, além de Taboão da Serra, Guarulhos está na expectativa de contar com a Linha 2-Verde e a Linha 19-Celeste enquanto Santo André e São Bernardo esperam pela Linha 20-Rosa.
“É um projeto importantíssimo para a região e que visa não apenas atender à crescente demanda de deslocamento entre a capital e a Região Metropolitana, mas também promover o desenvolvimento regional e fortalecer a integração do transporte público na Grande São Paulo,” disse Benini.
Segundo o governo Tarcísio de Freitas, a previsão é que o projeto executivo elaborado pela ViaQuatro seja concluído em agosto e as obras possam ser iniciadas em dezembro. A extensão deve ficar pronta em 2029, se não houver imprevistos.
Para que a concessionária possa bancar os R$ 3,4 bilhões necessários para a extensão, é preciso assinar um aditivo contratual onde o governo concorda com valores e também com uma compensação para que a ViaQuatro recupere o investimento. Normalmente trata-se da extensão do prazo da concessão.
A viagem entre Taboão da Serra e Luz deve durar 55 minutos ao todo. Atualmente, a Linha 4-Amarela possui 12,8 km de extensão com 11 estações. Com a ampliação, serão 16,1 km e 13 estações.
Achei a estimativa de 55 minutos entre Luz e Taboão um tanto quanto elevada. É quase o tempo de viagem da Linha 12 – Safira da CPTM que tem praticamente o dobro de distância.
Também acho q foi um erro, talvez o tempo de ciclo completo, pq de vilã sonia a luz leva no mínimo 22min
55 minutos? Estranho isso. A Linha 6 vai ter praticamente a mesma extensão, mais estações e serão só 23 minutos.
Acho que esse prazo de 23 é tremendamente otimista. Da Vila Sônia à Paulista é em torno de 30 minutos, se adicionar até Luz e até Taboão deve dar no mínimo 40.
percorro o trecho da Vila Sônia até a Luz todos os dias, e gasto de 25 a 30 minutos, e eu passei uma semana inteira cronometrando o trajeto.
Vc dizer que que gasta isso só até a Paulista está muito errado.. a reportagem dizer que da futura estação até luz vai levar uma hora, provavelmente quem escreveu a matéria nunca pisou no metrô!!
Moro no Umarizal, da porta da minha casa, até sair na estação São Bento no centro eu gasto 1 hora.. isso usando
Micro ônibus -> ônibus ->linha 4->linha 1
Em horários de pico, vai ser pouco provável mesmo conseguir fazer Brasilândia a São Joaquim (ou o contrário) em apenas 23 min.
Provavelmente, a viagem completa na L6 vai durar próximo de 30 min.
Mas de Vila Sônia a Paulista em 30 min nem com trens em velocidade reduzida… Só se desembarcar antes e continuar a viagem a pé… rs.
30 minutos onde? Uso constantemente e levo cerca de 16 minutos, no máximo 20.
entre vso e (chácara do jóquei * ) e 1.8km e 350 de Taboão chácara do jóquei* a estação pós vila Sônia não vai ser no parque sim na dumon vilares
Já teve matéria mostrando que vai ser no parque.
E até 2040 nada de metrô na periferia da Zona Sul (Mboi Mirim, Guarapiranga,Estrada de Itapecerica (após Capão Redondo), Itapecerica da Serra, etc…
Faz o T de Trouxa.
Daqui a pouco o Ivo vem aqui dizer que não tem demanda pra metro na Zona Sul. Se depender do Ivo, O expert em trilhos teriamos apenas a linha 1 e a linha 3 do mestro.
E, para ele, a L2 só tem utilidade se chegar a Guarulhos. “Somente” até Penha (que já vai carregar bem), ainda é pouco para ele.
Para ele, expandir a L5 p/o Jardim Ângela é inútil. Só para ele mesmo. Porém, nunca vi ele criticar a expansão a oeste da L2, de Clínicas a Vila Madalena, a qual não tem e nem nunca terá demanda para metrô.
EM 2080 fica pronto…xD
Difícil ser tudo isso de tempo. 55m seria ida e volta.
Em 2040 vai estar em plena operação