A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) marcou três audiências públicas para discutir a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade hoje operadas pela CPTM.
Elas ocorrerão entre os dias 19 e 21 de junho em três cidades – São Paulo, Guarulhos e Mogi das Cruzes.
Na ocasião serão apresentados o projeto de concessão patrocinada que será oferecido à iniciativa privada.
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Os interessados poderão participar de forma presencial ou pela transmissão pela internet. Veja no final do texto os locais e horários.
Assinatura do contrato no 2º trimestre de 2025
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem acelerado os projetos de concessão da malha metroferroviária de São Paulo, em busca de investimento privado para expansão e modernização do sistema.
As três linhas da CPTM que operam na região leste e municípios vizinhos é a próxima na lista de projetos do chamado programa SP nos Trilhos.
A concessão foi qualificada logo no início da gestão atual e passa por estudos do International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, desde então. O governo pretendia lançar as audiências públicas em maio, mas somente agora o projeto está amadurecido para ser levado para conhecimento público.
Segundo a SPI, o plano é publicar o edital já no terceiro trimestre de 2024 com leilão a ser realizado até o final deste ano. Nesse cenário, o contrato seria assinado no 2º trimestre de 2025.
Trata-se, claro, de uma previsão bastante otimista e que minimiza possíveis atrasos como questionamentos de potenciais participantes e mudanças no edital, além de aprovações necessárias.
A concessão conjunta dos três ramais de trens metropolitanos prevê investimentos na construção de dez novas estações, a maior parte na Linha 13, além de reconstrução de outras estações e melhorias de infraestrutura e sistemas.
Atualmente as linhas atraem uma demanda diária de 1 milhão de passageiros numa região onde vivem 4,6 milhões de habitantes.
Confira as datas e locais da audiência pública
19 de junho de 2024, às 9h – São Paulo/SP
Local: Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem – DER
Endereço: Av. do Estado, nº 777, 5º andar, Bom Retiro, São Paulo/SP
20 de junho de 2024, às 9h30 – Guarulhos/SP
Local: Auditório OAB Guarulhos
Endereço: Rua Ipê nº 185 e 201, Jd. Guarulhos, Guarulhos/SP
21 de junho de 2024, às 9h30 – Mogi das Cruzes/SP
Local: Auditória OAB de Mogi das Cruzes
Endereço: Av. Dr. Cândido X. de Almeida e Souza, 175 – Centro Cívico, Mogi das Cruzes/SP
Supondo que seja um desenho oficial do governo do estado,
queria saber por que no mapinha da concessão não estão incluídas as extensões da Linha 11 para César de Souza / Linha 12 para Suzano / Linha 13 para Parque da Mooca ???
Pode ser uma bobagem isso, mas pra mim faz toda a diferença, afinal a Linha 13 para Bonsucesso foi colocada lá.
Estas três extensões ainda não tem nada de concreto para ser incluído na concessão, porém quando essas extensões tiverem maturidade o suficiente para começarem as suas obras serão feitos pela concessionária ou pelo governo estadual dependendo de como o contrato vai ser feito.
O programa leve uma e pague por outra de concessões parece interessante. Quem pegar a Linha 2 construirá a Linha 19, etc. Se vai funcionar ou não, só o tempo dirá.
Dito tudo isso, queria saber porque a privatização de 3 linhas juntas não está atrelada a construção de pelo menos uma nova linha? Qual a lógica nisso?
marco quem pegar L12 L11 não tem espaço para novas linhas . já a L13 quem pegar vai fazer a L16
Não é isso não.
Os pacotes são:
Linha 1 constrói 20.
Linha 2 constrói 19.
Linha 3 constrói 16.
Linha 10 constrói 14.
Linhas 11, 12 e 13 NÃO CONSTROEM nenhuma nova.
Absurdo.