Concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM terá duração de 31 anos e prevê R$ 12,5 bilhões em investimentos

Projeto de concessão prevê extensão de 22,6 quilômetros com oito novas estações, reconstrução de quatro paradas, e diminuição dos intervalos. Linha 11-Coral chegará até Cesar de Souza e a Linha 12-Safira até Suzano. Guarulhos receberá novas estações da Linha 13-Jade
Linhas 11, 12 e 13 deverão ser concedidas (Jean Carlos)
Linhas 11, 12 e 13 deverão ser concedidas (Jean Carlos)

O governo do estado se prepara para realizar a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Com duração de 31 anos, o projeto pretende trazer R$ 12,5 bilhões em novos investimentos.

O site obteve acesso em primeira mão aos primeiros detalhes da concessão que prevê a ampliação de 22,6 quilômetros da rede ferroviária, a construção de oito novas estações, a reconstrução de quatro paradas além de reformas em pátios.

Principais dados da concessão das Linhas 11, 12 e 13
Principais dados da concessão das Linhas 11, 12 e 13

Investimentos da Linha 11-Coral

O governo pretende realizar a construção de três novas estações para a Linha 11-Coral: Bom Retiro, Lajeado e César de Souza.

A expansão da Linha 11-Coral até César de Souza representará o ganho de 4,3 quilômetros de ferrovia. A estação Lajeado deverá desafogar a estação Guaianases. A Estação Bom Retiro deverá atender a centralidade de São Paulo permitindo conexão com outras linhas.

Está prevista a reconstrução das estações Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes, além da eliminação de todas as passagens em nível existentes.

A Linha 11-Coral deverá ter intervalo de até 3 minutos com demanda futura estimada em 696 mil passageiros por dia.

Investimento na Linha 11-Coral
Investimento na Linha 11-Coral

Investimentos da Linha 12-Safira

Na Linha 12-Safira a nova concessionária deverá reconstruir a estação Itaquaquecetuba. A expansão entre Calmon Viana e Suzano também está prevista acrescentando 4 quilômetros de novas vias.

O intervalo futuro da Linha 12-Safira será de 3 minutos e 15 segundos nos horários de pico para o atendimento a uma demanda futura de 412 mil passageiros por dia.

Investimento na Linha 12-Safira
Investimento na Linha 12-Safira

Investimentos da Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade, que é a mais nova da CPTM, também deverá receber importantes melhorias. Estão previstas cinco novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Jardim Presidente Dutra, Bonsucesso e Cangaíba. As quatro primeiras dentro do município de Guarulhos.

A Estação Cangaiba deverá ser construída entre Engenheiro Goulart e Gabriela Mistral/Tiquatira. Esta última será construída pelo Metrô por ocasião da expansão da Linha 2-Verde para Guarulhos.

A previsão é de que o intervalo na Linha 13-Jade caia para 15 minutos e o transporte beneficie 101 mil passageiros por dia.

Investimento na Linha 13-Jade
Investimento na Linha 13-Jade

Outros investimentos

Estão previstas também melhorias em diversos sistemas como via permanente, rede aérea, novo sistema de sinalização, sistemas de telecomunicações e atualização do CCO.

Todas as estações deverão ser reformadas e adequadas dentro de normas de acessibilidade universal.

Investimentos nas Linhas 11, 12 e 13
Investimentos nas Linhas 11, 12 e 13

Prazos

O prazo de concessão será de 31 anos, onde está previsto que durante o primeiro ano ocorra o período de transição operacional. A partir desse ponto a concessionária deverá operar durante 30 anos os três ramais.

Os investimentos previstos no contrato de concessão deverão ser realizados dentro dos sete primeiros anos de concessão. O custo operacional das linhas é de R$ 1 bilhão ao ano.

Cronograma de eventos da concessão
Cronograma de eventos da concessão

O cronograma prevê que em junho sejam realizadas as primeiras audiências públicas. Em setembro o edital será publicado para que em dezembro o leilão seja realizado.

Em março de 2025 o governo prevê a formalização da assinatura do contrato, efetuando o repasse das linhas 11, 12 e 13 da CPTM para um novo investidor privado.

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22 comments
  1. Eu não sei qual milagre eles vão fazer para levar a linha 11 até Cezar de Souza…

    Atualmente um dos maiores gargalos no trânsito de Mogi das Cruzes é a rotatória e passagem de nível que liga a rodoviária ao shopping, (logo após estudantes) por mais que existem projetos de viadutos próximos, esse em específico vai ser um grande desafio, pois não tem espaço para um túnel ou viaduto…

    Se nada for feito vai prejudicando a linha 11 e o trânsito já caótico da cidade!

    1. Não sei se você leu, mas entre uma das obrigações da concessionaria é eliminar todas as passagens de nível, isso claro, vai ser uma ação conjunta entre a concessionaria e a prefeitura.

    2. Mogi adora uma passagem de nível pra comprometer o serviço, capaz de colocarem uma ali na rotatória

    3. Exato.

      Falam como se fosse fácil. No documento diz que terão que substituir por pontes, viadutos, passarelas ou passagens inferiores. Independentemente de quem for pagar por isso (o Estado, provavelmente) tem que ver com a prefeitura de Mogi. Até então, a CPTM não conseguiu remover pq a prefeitura da cidade se nega a a fazer as intervenções necessárias. Imagina fazer tudo isso em todas as PNs.

    4. Eugênio, você não entendeu o contexto do meu comentário….

      Sim, eu li a matéria, mas na teoria tudo é maravilhoso, pessoas rindo e pulando pelas ruas, mas na prática não é bem assim..

      A passagem de nível após estudantes é de alta complexidade, sem espaço, e com estabelecimentos elevados, como faculdade e shopping…

      Prefeitura demorou anos na construção do túnel que eliminou a passagem de nível da estação principal, quem dirá essa…

      No meu ponto de vista isso só avança com intervenção do governo estadual, independente de iniciativa privada

      1. É quase certo que vão afundar a estação, igual Água Branca. Não deverá ter nada alto e sim a
        nova estação subterrânea.

  2. Essa expansão da Linha 13 não faz muito sentido pra mim, estender e cruzar com 10, vai ter que mudar um monte de rua, construir viadutos… era mais fácil manter até a Gabriela Mistral e ir expandindo pra Guarulhos

  3. Na concessão, o plano original não era levar a linha 13 até a Mooca além de quem assumir esses 3 ramais ter o dever de construir a linha 14 Onix? Ficou fácil assim pra iniciativa privada …

  4. Até aqui, nada sobre extensão da Linha 13 Jade na capital, nem mesmo o aumento do trecho atual que vai apenas até Eng. Goulart. Esse intervalo de 15 minutos é uma piada se pensarmos que se trata de uma linha que almeja atender a segunda maior cidade do estado (a maior população de uma não capital), com conexões importantes com a Linha 12 e futuramente com a Linha 2 Verde. Os projetos da CPTM para a linha eram bem mais ambiciosos e agora vão ser podados para atender aos anseios por lucro com pouco investimento do ente privado.

  5. Jean

    Será concessão comum ou PPP?

    esse investimento de 12 bilhões será feito pelo estado ou pela concessionária? quem será o responsável por construir as extensões e as estações? estado ou concessionária?

    qual a forma de remuneração da concessionária?

    os investimentos previstos para os próximos anos pela CPTM entram nesse projeto?

    vai ser utilizado o cco do Brás ou será construído um novo?

    tem essas informações?

    1. Alguns dados não foram totalmente oficializados, mas respondendo as perguntas:
      1 – Possivelmente PPP
      2 – A concessionária construirá, no mesmo modelo do TIC.
      3 – Até onde vi será remunerada por Contraprestação Pecuniária + Receita Variavel. Haverá aporte do estado
      4 – Boa parte dos investimentos que a CPTM deveria fazer vão ser alocados para a concessionária. Vide a estação Itaquaquecetuba
      5 – O CCO do Brás será mantido e modernizado.

      Mais detalhes deverão ser revelados com a audiencia publica

  6. As estações da Linha 13 até a Mooca estão nas imagens, mas não foram listadas no texto. Foi um erro ou tem algum caroço nesse angu?

      1. Não incluir a obrigatoriedade da extensão da Linha 13-até a Mooca no contrato é não só a Linha 11-Coral que planejam levar a Barra Funda, a Linha-13-Jade também que poderia ser pela estação Mooca!
        É insensato esta insistência sem nenhuma expansão de linhas e preparação prévia, percebe-se que os planejadores após tentarem dar outras opções para esta Linha e apresentarem “Novo plano de vias para a estação Brás” (CPTM) de forma deformada das vias procedentes do Alto Tietê, pois foram suprimidas as interferências da Linha 13 no papel, e ignorado o gargalo a ser formado no Brás, e a Linha-10, foi apresentada como se fosse um ramal, e não possuir nenhum fundamento plausível os planejadores levarem as Linhas 13-Jade que faz uma conexão em “X” na Linha 12-Safira após eng.º Goulart e novamente em “Y” na Linha 11-Coral para Barra Funda utilizando duas conexões e interferindo e congestionando ambas as linhas que já são ultra saturadas e ainda possuem cargueiros noturnos pois uma ocorrência do bloqueio de uma paralisa todas as três, exatamente antagônico do que acontece com a “Linha Integradora-710” que se deseja extinguir e possui 21% a mais de passageiros que a Linha 11-Coral, e com a paralização de uma das Linha-7 ou a Linha-10 podem trafegar normalmente unitariamente conforme já ocorrido.

  7. Se fossem construídos entre as linhas 13 e 12 antes da estação Engenheiro Goulart, e entre as linhas 12 e 11 antes da estação Carrão do metrô, um viaduto ferroviário singelo aproveitando as curvas existentes, os trens das linhas 11, 12 e 13 poderiam seguir sentido barra funda pelo mesmo trilho, visto que não há separação de destino por parte dos clientes, e os trens poderiam retornar em trilhos separados, um para a linha 11, e um para as linhas 12 e 13. as linhas 12 e 13 poderiam ser estendidas até a barra funda na atual infraestrutura de estações da Luz, exigindo apenas modificação na estação do Bras.

    1. Só a Linha 11 tem média de 3 a 5 minutos de intervalo, como é que você quer inserir mais duas linhas nas mesmas vias?

  8. Mais uma concessão que promete tudo, mas certamente não vai entregar nada. R$ 12 bilhões em investimentos. Como se trata de uma PPP, no melhor dos cenários, cada parte investiria 50%, ou seja, R$ 6 bilhões para cada lado. Porém, aqui no Brasil as PPPs significam “pouca participação privada”, ou seja, o Estado vai arcar com a maior parte.

    Falam em eliminar todas as PNs, mas se esquecem que a prefeitura de Mogi é bem irredutível quanto a isso.

    Querem levar a Linha 11 para César de Souza, mas se esquecem que após Estudantes o trecho é da MRS e a via é singela. Quem vai duplicar? A MRS vai liberar? Ou será que vão fazer um serviço porco de bate e volta em via singela entre César e Estudantes?

    Querem levar a Linha 12 para Suzano, mas para isso precisa comer um bom metade da Avenida Brasil/Prudente de Morais, que a principal via da região. Esqueceram de colocar a estação União de Vila Nova no pacote.

    Na Linha 13 colocaram o trecho sul como investimento contingencial, sendo que esse trecho é tão importante quanto o de Bonsucesso…

    Se esse é o resultado do estudo do IFC, precisam retornar ao escritório e se esforçarem mais.

    E nem adianta vir com o papo de “na audiência pública e na consulta pública eles vão aceitar sugestões”. A gente sabe que essas contribuições e audiências são apenas obrigações legais. Eles estão mais preocupados em se desfazer o quanto antes e depois pensam nos problemas ou na correção das externalidades.

    Mais uma concessão porca, assim como foi do Trem Intercidades, que vai circular em via singela entre Barra Funda e Jundiaí e compartilhar via com o TIM de Jundiaí a Campinas.

  9. O correto seria todas essas expansões serem a cargo da concessionaria (como é na linha 6 – Laranja, a unica PPP decente que fizeram até hoje)

    Se for para o Estado ter que arcar com tudo (e ter como obrigação apenas algumas pseudo reformas de estações), essa concessão é toma-la-da-ca

  10. Espero que traga melhorias mesmo, ainda mais na linha 12 qual tem a pior avaliação e a Linha 13 por ser muito pequena, deveriam considerar outros projetos futuros que traçam as linhas, como a 14-Ônix e a 2-Verde, sem falar que observei a ausência da Estação União de Vila Nova.

  11. Eu não entendi… Reforma da Reforma? Ferraz, Suzano, Romano, São Miguel, Poá, Ermelino e companhia são estações praticamente novas… a mais “antiga” nesse padrão mal completou 15 anos… mas enfim…

    Calmon Viana pelo jeito vai continuar com aquela Reforma porca… das 3 estações de Itaquá, só a central que de fato vai pro chão pra virar uma estação decente e o resto continua sendo resto…

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