O governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou decreto na sexta-feira, 7 de junho, determinando a mudança do nome da futura estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja, agora chamada de “Estação 14 BIS – Saracura”.
A mudança inclui o nome do quilombo que se localizava na área onde a estação será construída. As obras do canteiro estão parcialmente paralisadas em virtude das escavações arqueológicas no local, que encontraram artefatos que pertenceriam ao assentamento de escravos no Século 19.
O trabalho é feito pela empresa “A Lasca”, contratada pela LinhaUni, concessionária que irá operar o ramal de metrô. No entanto, o processo de retirada dos achados arqueológicos tem sido conturbado, com diversas discussões entre organizações não governamentais e órgãos do patrimônio histórico.
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Diante do impasse, as obras da estação 14 Bis-Saracura tinham avançado menos de 9% do projeto enquanto a vizinha Bela Vista beira 48% de execução, mesmo estando numa posição posterior à passagem do tatuzão.
Por falar na tuneladora, a máquina que escava e monta os túneis da Linha 6 no sentido sul, chegou à estação FAAP-Pacaembu na semana passada.
Ou seja, o tatuzão está atualmente a menos de 2 km de 14 Bis, com apenas mais uma parada prevista, na estação Higienópolis-Mackenzie, antes de cruzar o subsolo onde está a Avenida 9 de Julho e chegar ao canteiro atrasado.
Governo e concessionária ainda trabalham com o plano de concluir as escavações da vala onde o tatuzão precisará chegar, mas é cada vez mais difícil que esse objetivo seja atingido com o ritmo de trabalho atual.
Se não for possível preparar a estação para a chegada da tuneladora, restará aos parceiros na obra buscar alternativas para não comprometer a abertura do ramal, mesmo que parcialmente.
Este site entende que entre as opções está passar pela estação sem parada e posteriormente realizar a escavação ou esperar pela conclusão da vala enquanto a Acciona foca no trecho entre Brasilândia e Higienópolis-Mackenzie, por exemplo.
Nome de estação “Nove de Julho”; “Hospital Sírio Libanês” ou até mesmo “14 Bis” e um desses dois nomes seriam opções melhores. Mas não, vamos colocar na nova estação um novo nome que ninguém conhece pois ninguém nem sabia da existência do sítio arqueológico naquele local.
O fato de as pessoas não conhecerem é justamente o motivo pelo qual a estação deve possuir o nome “Saracura”.
Os paulistanos desconhecem o passado da região por um motivo bem específico: houve um processo de apagamento da história dos povos negros que vivam naquele espaço. Foi uma forma (racista, diga-se de passagem) do Governo “embranquecer” a região, após um processo de migração italiana.
Assim, o nome induz a pesquisa e permite lembrar que vivemos em um país formado com base na escravidão.
Para quem tem dúvidas e não quer morrer ignorando a história de SP e do Brasil, basta apenas pesquisar “Vale Saracura” no Google.
Recomendo também pesquisar sobre o “Largo da Forca”, outra situação de apagamento da história de SP.
Estação de Metrô não é escola. Tem que ter nome conhecido e não reparação histórica. Sua briga é com o MEC.
Falando de nomes da Linha 6, me incomoda muito que a já existente estação Higienópolis – Mackenzie tem o título do bairro na frente e da faculdade depois, mas em PUC – Cardoso e FAAP – Pacaembu estão ao contrário.
Se fosse pra alterar, que fosse para Bixiga!
A Linha 19 tinha uma estação Bixiga no planejamento, na segunda fase. Se vão manter o nome, aí são outros quinhentos.
Pelo jeito 14-Bis vai ser igual ao que rolou com a estação Campo Belo da L5, foi inaugurada mais de um ano depois do restante da linha.
kkkkkkkkkkkkk que nome é esse
Saracura era uma espécie de ave, de pernas estreitas, outrora (antigamente) abundante nessa região, que também havia aí um córrego homônimo (do mesmo nome saracura) Mas por culpa do desenvolvimento e do capitalismo, sumiram.
É o nome de um vale existente na região.
Em resumo, era um lugar de negros fugidos da escravidão.
O nome “14 bis” para a estação, em nada tem a ver com o local. Basicamente, foi uma invenção para “limpar” e embranquecer a área. Ou seja, uma forma do Estado tentar apagar a situação ali existente.
Recomendo fortemente pesquisar sobre a história de SP.
” O nome “14 bis” para a estação, em nada tem a ver com o local. Basicamente, foi uma invenção para “limpar” e embranquecer a área. ”
Tirando uma praça enorme chamada 14 Bis que fica no meio da estação…
A praça 14 Bis deveria ser justamente onde está o 14 Bis, em frente ao Campo de Marte, não no meio da Bela Vista.
O nome dessa estação era pra ser Nove de Julho ou Hospital Sírio Libanês, sem mais nem menos.
Curiosidade: Olhando no site da ALESP, outros projetos de lei que envolvem alteração de nome na Linha 6 foram:
Freguesia do Ó -> Freguesia do Ó – Rosas de Ouro
PUC-Cardoso de Almeida -> PUC-Profª. Nadir Kfouri
14 Bis -> Saracura/Vai-Vai
14 Bis -> Quilombo Saracura
Bela Vista -> Bela Vista – Vai-Vai
Tem que vender os nomes para os estádios.
Sesc Pompéia virar Pompéia – Allianz Parque e FAAP – Pacaembu virar Pacaembu – Mercado Livre Arena.
No caso da estação Campo Belo, a escavação foi realizada após a passagem do tatuzão? Alguém sabe dizer?
Sim, os poços ainda não estavam concluídos quando os tatuzões passaram. Adicionaram anéis de concreto no percurso do túnel, que foram removidos quando concluíram a escavação depois.
Salvo engano tem matéria no site sobre isso.
Duas cláusulas pétreas na CF resolveriam vários problemas (e ainda liberariam legislativo e executivo pra trabalharem em coisas úteis)
1- Só Metrô/CPTM/afins, embasados por historiadores, podem nomear estações.
2- Logradouros não podem receber nome de gente morta há menos de 80 anos.
Alguém tem informação de que ONGs estão discutindo e o que com a empresa A Lasca sobre as escavações ?
Gostaria de saber qual o motivo de tanta demora ??