Lisboa e Madri devem ganhar linha de trem de alta velocidade

Nova ferrovia, no entanto só deve ser finalizada em 2034 e promete ajudar a desafogar o tráfego aéreo entre as duas capitais
Trem de alta velocidade da Renfe
Trem de alta velocidade da Renfe

O governo de Portugal anunciou recentemente que pretende antecipar a construção do projeto que prevê a ligação férrea por um trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri, capital da Espanha. A obra é tocada pelos dois governos e deverá estar pronta apenasem 2034.

A previsão é que todo o trajeto seja feita em 3 horas. A linha também conectará Lisboa a Porto, cidade ao norte de Portugal, em trajeto a ser realizado em 1 hora e 15 minutos.

Segundo o governo português, a decisão de acelerar a construção “reside na necessidade de descarbonização dos transportes, na transferência para modos de transporte energeticamente mais eficientes, no desenvolvimento econômico e na coesão territorial e social.”

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Primeiros trechos devem ficar prontos em 2025
Primeiros trechos devem ficar prontos em 2025

A obra em si já começou e alguns trechos já podem ser entregues em 2025, como as ligações entre Évora e Elvas, em Portugal e Placencia e Talayuela, na Espanha.

Até 2027, o governo português prevê que o tempo de percurso direto entre Lisboa e Madri seja reduzido para seis horas. E depois baixe para 3 horas em 2034.

Em Portugal, o percurso de Lisboa a Elvas, cidade próxima à fronteira com a Espanha, será realizado em duas horas em 2025 e em uma hora daqui a dez anos.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Aqui no Brasil também vamos ter um TAV, entre Rio de Janeiro e São Paulo.
    E diferentemente do TAV luso-espanhol, o TAV brazuca:
    – Será construído do zero, e ficará totalmente pronto e operacional em apenas cinco anos.🤣🤣🤣
    – Será totalmente, absolutamente e completamente bancado pela iniciativa privada, sem um único centavo de dinheiro público.🤡🤡🤡
    – E completará a viagem inteira em apenas 1 hora e trinta minutos. Ou seja, a 300 km/h constantes de ponta a ponta, sem quaisquer frenagens e nem reduções de velocidade durante todo o trajeto.👽👽👽
    Yes, nós temos TAV! E o nosso TAV é melhor que os TAVs dos outros!!!

  2. Enquanto um TAV entre Lisboa e Madri está previsto para 2034, utilizando parte do canteiro central de rodovias em linha Dupla no intuito de minimizar custos e interferências, os atuais gestores tupiniquins impuseram um TIC até Campinas previsto para 2032 com 1 hora e 15 minutos velocidade média de 95 km/h e máxima de 140 km/h, uma vez que o traçado projetado em paralelo previsto em Linha Singela bloqueando expansões e não permitirá velocidades maiores, completamente ultrapassado e obsoleto goela abaixo dos usuários, utilizando as mesmas linhas saturadas e sinuosas em relação aos Trens Metropolitanos que ainda possuem cargueiros cujo Ferroanel prometido não teve prosseguimento, para isto se utilizaram de mais uma falácia que a demanda da Linha-10 é muito menor que a Linha-7, quando na realidade é próxima e podendo ultrapassar após a chegada da Linha 2-Verde na Penha.

  3. enquanto aqui no Brasil fizeram questão de acabar com o trem no interior de SP,agora não temos nem esse TAV bem do um país ao outro

Comments are closed.

Previous Post

CPTM poderá implantar nova estação sustentável ainda em 2024

Next Post
Telhado da estação Aeroporto-Guarulhos reformado (Gustavo Bonfate/Metropoles e Transportes)

CPTM conclui reforma do telhado da estação Aeroporto Guarulhos da Linha 13-Jade

Related Posts