O primeiro de trem BYD SkyRail de monotrilho que será usado na Linha 17-Ouro chegará na manhã desta sábado, 29, ao porto de Santos.
A informação havia sido antecipada pelo site e confirmada pelo Metrô há pouco. A embarcação Kong Que Song deixou o porto de Zhangjiagang, na China em 18 de maio, e fez uma rota com passagens pelo Oceano Índico, o contorno pelo sua da África e então cruzando o Atlântico Sul em direção a Santos.
O caminho será repetido com os outros 13 trens encomendados pelo Metrô para a operação da primeira fase do ramal, com 6,7 km de vias operacionais e oito estações.
A despeito do atracamento no sábado, o trem só será levado para a capital após passar por trâmites burocráticos e aduaneiros.
O destino é o Pátio Água Espraiada, onde deverá ficar armazenado no Bloco A, o maior do complexo.
Obras devem acabar no final de 2025
O novo trem do Metrô, que foi batizado como Série N, substitui o projeto original, feito pela empresa malaia Scomi, que faliu em meio à implantação da Linha 17.
Após vencer a licitação, a BYD precisou redesenhar a composição para se adequar à viga guia desenhada pela Scomi – cada monotrilho segue um layout de viga.
Após longos testes na China, a empresa finalizou o primeiro trem meses atrás e em abril o Metrô recebeu oficialmente a unidade.
O SkyRail será o menor trem em operação na malha metroferroviária de São Paulo. Ele pode levar 616 passageiros, ou 30% do que carregarão os trens Alstom que serão usados na Linha 6-Laranja.
São composições com cinco carros, 60,8 metros de comprimento. A operação será totalmente automática, pelo sistema CBTC e pelo Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS).
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Os trens da BYD também terão uma inovação, um sistema de bateria de emergência que possibilitará que as unidades possam se movimentar em caso de queda na alimentação elétrica.
A previsão é que a primeira composição comece a realizar alguns testes dinâmicos durante o segundo semestre enquanto prosseguem os trabalhos de montagem das vias e sistemas.
O Metrô prevê que as obras brutas sejam concluídas até o final de 2025. A previsão de inauguração é até junho de 2026.
Espero que esse monotrilho saia do papel o quanto antes.
Busquei familiares no aeroporto de Congonhas recentemente, e lá está precisando com urgência de uma ligação metroviária, pois a ligação rodoviária é saturada e ainda você sofre com a faixa exclusiva do monopólio dos táxis.
Eu não sou fã da tecnologia do monotrilho, mas fiquei triste em saber que cada “trem” só levará até 616 pessoas. Isso equivale à capacidade teórica do brasileiro Aeromóvel. Decepcionado, mas é melhor que carro.