Confirmado: navio com trem da Linha 17 chegará a Santos neste sábado

Embarcação com a primeira composição do ramal de monotrilho havia sido da China em meados de maio
O primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro
O primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro (GESP)

O primeiro de trem BYD SkyRail de monotrilho que será usado na Linha 17-Ouro chegará na manhã desta sábado, 29, ao porto de Santos.

A informação havia sido antecipada pelo site e confirmada pelo Metrô há pouco. A embarcação Kong Que Song deixou o porto de Zhangjiagang, na China em 18 de maio, e fez uma rota com passagens pelo Oceano Índico, o contorno pelo sua da África e então cruzando o Atlântico Sul em direção a Santos.

O caminho será repetido com os outros 13 trens encomendados pelo Metrô para a operação da primeira fase do ramal, com 6,7 km de vias operacionais e oito estações.

Primeira composição embarcada no Porto de Shangai (Julio Castiglioni)
Primeira composição embarcada no porto na China (Julio Castiglioni)

A despeito do atracamento no sábado, o trem só será levado para a capital após passar por trâmites burocráticos e aduaneiros.

O destino é o Pátio Água Espraiada, onde deverá ficar armazenado no Bloco A, o maior do complexo.

Obras devem acabar no final de 2025

O novo trem do Metrô, que foi batizado como Série N, substitui o projeto original, feito pela empresa malaia Scomi, que faliu em meio à implantação da Linha 17.

Após vencer a licitação, a BYD precisou redesenhar a composição para se adequar à viga guia desenhada pela Scomi – cada monotrilho segue um layout de viga.

Interior da estação Morumbi com preparativos para instalação das portas de plataforma
Interior da estação Morumbi com preparativos para instalação das portas de plataforma (iTechdrones)

Após longos testes na China, a empresa finalizou o primeiro trem meses atrás e em abril o Metrô recebeu oficialmente a unidade.

O SkyRail será o menor trem em operação na malha metroferroviária de São Paulo. Ele pode levar 616 passageiros, ou 30% do que carregarão os trens Alstom que serão usados na Linha 6-Laranja.

São composições com cinco carros, 60,8 metros de comprimento. A operação será totalmente automática, pelo sistema CBTC e pelo Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS).

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Os trens da BYD também terão uma inovação, um sistema de bateria de emergência que possibilitará que as unidades possam se movimentar em caso de queda na alimentação elétrica.

A previsão é que a primeira composição comece a realizar alguns testes dinâmicos durante o segundo semestre enquanto prosseguem os trabalhos de montagem das vias e sistemas.

O Metrô prevê que as obras brutas sejam concluídas até o final de 2025. A previsão de inauguração é até junho de 2026.

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1 comment
  1. Espero que esse monotrilho saia do papel o quanto antes.

    Busquei familiares no aeroporto de Congonhas recentemente, e lá está precisando com urgência de uma ligação metroviária, pois a ligação rodoviária é saturada e ainda você sofre com a faixa exclusiva do monopólio dos táxis.

    Eu não sou fã da tecnologia do monotrilho, mas fiquei triste em saber que cada “trem” só levará até 616 pessoas. Isso equivale à capacidade teórica do brasileiro Aeromóvel. Decepcionado, mas é melhor que carro.

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