A tecnologia no desenvolvimento de trens mais modernos e sustentáveis está a pleno vapor na China. A mais recente novidade é o trem fabricado pela CRRC com estrutura em fibra de carbono.
Segundo informações divulgadas pela rede de notícias Xinhua, a composição CENTROVO 1.0 tem a estrutura da caixa, e inclusive do truque, feita com materiais compostos de alta resistência.
O material, além de ter grande resistência à compressão, tração e cisalhamento, é muito mais leve do que materiais semelhantes como o aço, geralmente empregado na fabricação de trens.
Em geral, os trens têm caixas 25% mais leves, enquanto os truques têm 50% menos peso do que os convencionais. A massa total da composição é, em geral, 11% mais leve do que nos modelos padrão.
Uma maior leveza da estrutura principal do trem representa ganhos em termos energéticos, já que serão despendidos cerca de 7% menos energia para tração, reduzindo emissões de poluentes.
A alta resistência da fibra de carbono poderá significar também uma maior durabilidade dos trens, dada a sua longevidade estrutural e menores custos com manutenção.
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Os novos trens foram produzidos na mesma fábrica que a Série 2500 da CPTM e deverão operar no metrô de Qingdao, na China.
O design dele é muito bonito! Gostei bastante!
Que modelo lindo, esse tom escuro combinou muito e por dentro também, a máscara muita linda, gostei bastante.
Os novos trens que o Metrô, a CPTM e futuras concessionárias vierem a encomendar deveriam ser com esse material para as caixas e truques, acho que poderiam dar certo por aqui também!