Há aproximadamente duas semanas publicamos uma matéria que detalhava os reais motivos de mais um atraso para a entrega da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda.
A estação, que vem sendo construída pela CPTM há vários anose será operada pela ViaMobilidade, tem a nova data de inauguração prevista para o segundo semestre de 2024, mas sem explicitar um mês.
Os motivos que levaram a mais um atraso, segundo a CPTM, são a construção do acesso oeste e necessidade de adequação dos projetos e implantação de reforço nas fundações devido “a existência de rocha sã e matacões”.
Além disso, a estatal informou que também está executando uma revisão geral do sistema de proteção da Subestação Mendes, que fornecerá energia para todo o sistema da extensão da Linha 9-Esmeralda.
De fato, a mudança de planos pode ser constatada em mais um sobrevoo do drone do canal Itechdrones, que esteve no local esta semana e gravou imagens atualizadas.
O que se nota é que as obras avançam de forma lenta, sem se note qualquer urgência em entregar a estação o quanto antes.
O acesso oeste, que passou anos esquecido, ainda não apresenta nenhuma forma. No terreno apenas algumas estacas começam a surgir no solo, mas ainda em forma inicial.
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A área de manobras, após a estação, apresentou uma boa evolução desde o último vídeo publicado pelo canal. Apesar de não ser necessária para a entrega da estação, o pátio deve ficar pronto a tempo de permitir uma operação mais eficiente.
Já o futuro terminal de ônibus, ao lado da estação Varginha, que é uma obra tocada pela Prefeitura de São Paulo, começou a receber as primeiras estruturas e fundações.
Hoje o único terminal de ônibus da região fica distante da estação, o que impede a baldeação entre os modais.
Isso me faz pensar na nova estação Água Branca… Se pararmos para analisar, uma estação de superfície no final da linha sem nenhum tipo de interfereência de passageiros ou trens demorando anos para ser concluída enquanto as obras de Água Branca bem mais complexa e que deve ser entregue em 2026 ainda não tem nem o projeto pronto. Aparentemente a L6 vai inaugurar com a conexão no ‘jeitinho brasileiro’ atrasando ainda mais o trabalhador.
O lance é: Vamos tentar enrolar ao máximo até 2026, ano de eleição….
Era para final de 2023, depois 1ºsemestre de 2024, 2ºsemestre de 2024, logo mais 2025 e depois 2026, podem anotar ai…
Queria estar errado, mas a história e o passado não me deixam mentir.
O presidente da CPTM e o diretor de engenharia precisam ser investigados na esfera civil e criminal! Um absurdo que estão fazendo!
Do jeito que está indo é mais fácil o novo Terminal Varginha ser inaugurado antes da estação Varginha.
Mas para que pressa. Vamos com calma. Vide exemplo linha 17.
Políticos incompetentes,não prestam pra nada,dinheiro desviado pra benefício próprio,vão usar pra palanque político,por isso a demora
Agora que a nova avenida está pronta ao lado da estação, percebi que NÃO FIZERAM e nem deixaram espaço para fazer uma parada de ônibus ou carro de aplicativo.
Vejam o vídeo, reparem que no trecho do acesso, perto do fim da estação e próximo do novo viaduto, no sentido que vai pra estação Mendes tem parada de ônibus e espaço para entrada rápida de carros.
Já no sentido que vai pro estacionamento após o viaduto não tem absolutamente nada. O que significa que vai ser bem complicado para quem precisar descer ali, mesmo que botem uma faixa de pedestre.
Vai ser inaugurada próxima a eleição municipal. Isto é Pindorama.
É o tipo de situação em que nenhuma justificatica cola…
Não há desculpa pra isso.
A Estrada de Ferro Sorocabana, no século passado, demorou 5 anos, numa obra genial, construíram mais de 800km de ferrovia. Enquanto isso, na República das Bananas ATUAL, onde os mais gordinhos roubam todas as “bananas”, 5km de estação demoram mais de 14 anos para ser concluída. Uma vergonha para história nacional essa lentidão. Bom, sabemos que estamos no c*zil e SP ainda é a vanguarda mais avançada desse reino de playmobil. Pesquisem sobre os prazos de obras da China, por exemplo. Educação financeira nunca foi exemplo no Brasil, quiçá para esses governantes que só querem saber de dinheiro.
E lembrando que a construção da Sorocabana incluiu a abertura do traçado e a implantação do leito. Enquanto que na extensão da Linha Esmeralda o traçado/leito já existe, sem qualquer necessidade de desapropriaçoes de terrenos ou retificações de traçados. E mesmo assim…