O consórcio AeroGRU, que implanta o People Mover do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, realizou recentemente uma viagem teste entre a estação da Linha 13-Jade e o Terminal 1.
O deslocamento foi gravado em vídeo pela Aerom, empresa que fornece a tecnologia Aeromovel, que será usada no sistema de transporte automatizado.
O primeiro dos três trens do People Mover levou cerca de 2 minutos entre as duas estações, um percurso de 510 metros com duas curvas.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A velocidade ainda não é a que será atingida durante a operação comercial, portanto a aparente lentidão tem a ver com a fase de testes dinâmicos.
Vale lembrar que a previsão é que o Aeromovel percorra os 2,7 km de extensão em cerca de 6 minutos, com duas paradas intermediárias, nos terminais 1 e 2, antes de chegar ao Terminal 3 em um sentido.
A obra está na fase de conclusão das estruturas da estação do Terminal 2 bem como testes de sistema e complemento da infraestrutura de propulsão, com a instalação de dutos abaixo das vias.
Os aparelhos de mudança de via no “by-pass” também já parecem concluídos assim como o acabamento das estações está bem perto do final.
Falta ainda a entrega do terceiro trem do Aeromovel, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o People Mover de Guarulhos deverá começar a operar em agosto.
Agosto? sei não, a propria concessionaria disse que é “até o final do ano”
Então prefiro confiar na previsão de quem está construindo, não de politico emocionado que nada entende de sistemas ferroviários.
Também acho Agosto um prazo duvidoso, considerando-se a necessidade de varios testes dinâmicos e de segurança. Afinal não são apenas os trens, mas sim um sistema todo que está sendo entregue.
Mas como já virou moda no calendário político, que as obras sejam “inauguradas” muito antes da sua entrega e funcionamento…
O importante mesmo é que este aeromovel funcione bem e sem perrengues. Pois é dele que dependerá a viabilidade da Linha Jade enquanto ligação ferroviaria entre São Paulo e o Aerooorto Internacional.
Entendo que a eficácia do protótipo deveria ser a preocupação principal, e não o prazo!
Com sua inauguração que se aproxima, seria conveniente que se comprovasse e demonstrasse matematicamente se aumentaria a demanda desta linha-13 que hoje não passa de ~15mil usuários diários.
Continuo entendo que a melhor opção e que não foi feita seria a continuidade da Linha-13 sem transbordo, sendo inclusive defendido por este site algo que continuará trazendo enormes transtornos e perdas de tempo aos usuários como provavelmente será feito com relação a linha 17-Ouro descendo diretamente no portão de embarque do aeroporto de Congonhas como é feito nos mais modernos aeroportos mundiais, pois a alegação de falta de segurança é ridícula sem fundamento algum, pois bastaria bloquear as portas e não parar nas estações, e que só não foi feita por este ser um mais um dos muitos contratos de concessões mal elaborados, para se ter uma frequência e largura maior dos atuais Ônibus Circulares seria muito mais fácil e econômico se aumentar a frota, uma vez que a largura é menor do que foi feito lá, o dinheiro gasto seria muito melhor empregado com o aumento da demanda se estendesse rumo até Bonsucesso!
Com certeza ainda faltam uns tres meses de obras acho que outubro começa a funcionar.
Governador mentiroso esse “”nosso””‘ !!!
Enquanto a locomotiva São Paulo trabalha, os vagoezinhos que ela carrega tenta puxar os freios. Preferem viajar de burrico.
isto sim é obra que atende as necessidades da população😃