Com a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, o governo de estado pretende aprimorar os serviços ferroviários focando, principalmente, na redução dos intervalos entre trens.
Na Linha 12-Safira, que atualmente liga a estação Brás até Calmon Viana, no município de Poá, os intervalos variam de acordo com os loopings operacionais. Com a extensão da ferrovia para a Estação Suzano a mesma dinâmica se manterá.
Segundo os dados da concessão, durante os primeiros sete anos, a nova operadora deverá manter um intervalo mínimo de 5 minutos no trecho entre Brás e Itaquaquecetuba e de 10 minutos entre Itaquaquecetuba e Suzano.
Entre o oitavo e 20º ano da concessão a Linha 12-Safira deverá passar por grandes melhorias. O intervalo deverá ser reduzido para 3:15 minutos no trecho crítico e 6:30 minutos no looping de Suzano.
Nos últimos 10 anos da concessão essa redução deverá atingir o seu limite com a frequência de trens no trecho entre Brás e Itaquaquecetuba a cada 3 minutos e no trecho entre Itaquaquecetuba e Suzano a cada 6 minutos.
A proposta de redução de intervalos se viabilizará através da implantação de um novo sistema de sinalização na Linha 12-Safira, que permitirá a operação de forma interoperável no futuro.
Sei….
Na teoria tudo é bonitinho, mas na prática não vai acontecer É NADA.
Na pratica ja ta acontecendo! A midia e este próprio site nao noticia, mas a viamobilidade ja tem reduzido o intervalo nas suas linhas. Acompanhe em canais sérios como os foruns do skyscrapercity q vc vai ver na integra…
Aham, quem acompanha vê q os intervalos n estão sendo reduzidos, estão voltando ao oq eram com a cptm, os trens continuam sujos, dandos problemas até mesmo nos trens novos q a empresa fez propaganda aos 4 ventos q seria a grande melhoria nas linhas, os mesmos problemas de falta de manutenção e portas travadas q tinham nos 7000 q adoravam dizer ser trens velhos estão acontencendo com os 8900 novos, n adianta mentir pra defender empresa ruim
Boa tarde! Noticiamos várias vezes o plano de redução de intervalos, inclusive na Linha 12-Safira. Todos eles promovidos pela CPTM
Recomendo fortemente a leitura dos artigos que já produzimos sobre o assunto:
Setembro/2022 – “Entenda as melhorias realizadas na Linha 12-Safira pela CPTM”
https://www.metrocptm.com.br/entenda-as-melhorias-realizadas-na-linha-12-safira-pela-cptm/
Abril/2023 – “CPTM deve implantar AMV em “X” na entrada da estação Brás da Linha 12-Safira”
https://www.metrocptm.com.br/cptm-deve-implantar-amv-em-x-na-entrada-da-estacao-bras-da-linha-12-safira/
Janeiro/2024 – “Tempo de espera dos trens metropolitanos no horário de pico caiu em mais de 50% ao longo dos últimos 30 anos”
https://www.metrocptm.com.br/tempo-de-espera-dos-trens-metropolitanos-no-horario-de-pico-caiu-em-mais-de-50-ao-longo-dos-ultimos-30-anos/
SSC sério KKKKKKKKKKK. Só pode estar de brincadeira. SCC é uma panela de puxas sacos de empresa privada, onde não aceitam opiniões contrárias e nem críticas, vivem numa bolha. E a VM não está reduzindo nada, pelo contrário, depois que adotou o looping na linha 9 aumentou os intervalos nos 2 horarios de pico.
Eu acompanho sites sérios como esse, Diarios dos Trilhos, Viatrolébus, Diário do Transporte, acho q vc não esta querendo enxergar a realidade.
E a estação União de Vila Nova????? Pq não será investimento obrigatório?????
Há mais de 15 anos convivemos com a promessa da implantação de novos sistemas de sinalização nas linhas então administradas pela CPTM. A meta era em 2012, atender a 3.700.000 passageiros por dia nas 6 linhas existentes à época com a nova sinalização, meta que jamais foi atingida. (https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/na-imprensa/cptm-muda-sistema-de-sinalizacao-e-controle-em-tres-linhas/#:~:text=A%20CPTM%20tem%20um%20outro,de%20controle%20autom%C3%A1tico%20de%20trens.)
A linha 8 chegou a ter instalada boa parte da infraestrutura para recebimento do sistema CBTC, investimento que se perdeu com a concessão da mesma, já que mais de 10 anos não foram suficientes para a CPTM entregar o que prometeu. O tão prometido ATO da linha 12 como noticiado por essa página meses atrás, tinha um novo prazo (2026) para entrar em operação, mas pelo jeito a ideia também subiu pelo telhado.
Aliás deixo como sugestão uma nova matéria sobre o status da redução do tamanho dos blocos de via na linha 12. Já é perceptível em horários de pico, trens trafegando com intervalos na casa dos 4 minutos, até 3 às vezes, principalmente próximo aos horários de circulação do expresso aeroporto, mas tenho curiosidade em saber se esse projeto foi finalizado, mas meu questionamento no SAC da empresa nunca foi respondido.
Reza p ficar diferente das linhas 8 e 9 que virou um mercado indiano sobre rodas. Uma porcaria
Agora qualquer melhoria nas linhas é condicionada apenas a concessão. Chega a ser uma chantagem contra os passageiros.
Se fizermos graficamente a leitura do mapa, verificaremos que as Linhas 13, 12 e 11 nesta ordem, são paralelas e no sentido bairro centro, e o mesmo obviamente se aplica no sentido contrário, a 13-Jade interpenetra primeiramente em “Y” na Linha-12 na estação engº Goulart percorrendo um trecho e em seguida interpenetrando novamente em “Y” na Linha-11 antes do Brás, para só a partir dai seguir pós Luz.
Não me consta que exista esta interpenetração aérea e nem subterrânea sem interferência diretamente da L-13 para a L-11 sem um cruzamento em nível obrigatório com a L-12-Safira, algo que alterando o atual sistema de sinalização elimine o gargalo.
Não existe comprovação técnica alguma que segundo explicação do presidente da CPTM que com o Travessão em “X”, (que significa bloquear um Linha obrigatoriamente para outra passar, a exemplo com acontece dos faróis das rodovias) essas restrições irão acabar e a velocidade, consequentemente, aumentará.
Ainda segundo o texto vago novos AMVs formarão um “X” na região nas proximidades ao Brás, permitindo que os trens da Linha 12-Safira utilizem quase simultaneamente as plataformas 6 e 7 da Estação Brás, melhorando a circulação no trecho entre Tatuapé e Brás, mas é omisso e não informam como os trens procedentes da Linha-13 serão afetados no momento de interpenetrar em “Y” na Linha 11 rumo a Luz.