A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade deverá proporcionar ampliação dos serviços ferroviários, mas só abre a possibilidade de redução dos intervalos para o serviço Expresso Aeroporto. Trecho poderá contar com novo sistema de sinalização.
No caso da Linha 13-Jade, que atualmente presta serviços entre as estações Eng. Goulart e Aeroporto Guarulhos, o intervalo mínimo no horário de pico é de 15 minutos.
Vale lembrar que o projeto do ramal de trens metropolitanos previa uma demanda diária de 120 mil usuários com trens circulando em intervalos de 8 minutos.
Neste sentido, a concessão à iniciativa privada não deverá mudar o cenário atual. Mesmo com as expansões do ramal para a Estação Bonsucesso ao leste e Gabriela Mistral ao oeste, o intervalo deverá ser mantido em 15 minutos no horário de pico.
A Linha 13-Jade também conta com uma modalidade especial de transporte que é o serviço Expresso Aeroporto. Atualmente ele faz o percurso entre as estações Barra Funda e Aeroporto Guarulhos com intervalos de hora em hora.
Para este serviço a proposta é mais generosa, prevendo o aumento do número de partidas do Expresso Aeroporto. Deverão ser duas partidas por hora, representando um intervalo de apenas 30 minutos.
Uma nova estação deverá ser adicionada ao roteiro, possibilitando melhoria nas conexões. Os trens deverão parar nas estações Luz, Brás (sentido Barra Funda), Gabriela Mistral (conexão com a Linha 2-Verde), Guarulhos-CECAP e Aeroporto-Guarulhos.
A Linha 13-Jade é a única da CPTM que opera de forma automatizada através do sistema ATO, permitindo que funções básicas como abertura de portas, acelerações e frenagens sejam executadas sem intervenção do maquinista.
A expansão da Linha 13-Jade também deverá prever o mesmo nível de automatização dos sistemas, classificado como GoA2, inclusive no trecho após Eng. Goulart que não é automatizado.
Dessa vez nem promessa vão fazer kkkkkkkkk
é um tiro no pé…. Bonsucesso tem uma demanda monstruosa
E vc acha que esse governo está preocupado em melhorar o transporte pra população? kkkkkkkkk
Acredito que se tiver demanda eles diminuem o intervalo.
A concessionaria vai querer lucrar.
Kkkkkkkkk claro que não prevê. Imagina se esse governo incompetente e ideológico vai determinar alguma obrigação relevante em contrato. É conceder por conceder pra ajudar os muy amigos de CCR e cia.
Já que estamos no reino das probabilidades e tem previsão até o ano 31 de investimento, poderia ser estudada, para desafogar a linha 2-verde (que, ao que parece, ficará sobrecarregada com o incremento de Penha e Gabriela Mistral) e 3-vermelha (já naturalmente sobrecarregada), que a linha 5-lilás (que foi orignalmente concebida para ser uma linha da CPTM) assumisse o percurso entre o Parque da Mooca e Gabriela Mistral, saindo da já pensada solução de expansão após Chácara Klabin.
E a estação Bom Retiro ser um hub da linha 22-marrom, após a estação Sumaré, seguindo com conexões pela PUC-Cardoso de Almeida (linha 6), Marechal Deodoro (linha 3) até a estação Bom Retiro da linha 13.
Continuo entendendo o mais sensato seria a Linha-5 Lilás em Ipiranga, no sentido de amenizar a Linha 2-Verde no Ipiranga, porém por conta da “Integração Sudeste” está descartada o melhor e mais racional da proposta vantajosa deste projeto que possui dupla finalidade e também traz como característica a possibilidade de eliminar o gargalo nas linhas procedentes do Alto Tietê e partes da extensão sul da Linha 13-Jade nas linhas 12-Safira e 11-Coral que se encontram saturadíssimas e portanto sem condições de se receber mais linhas, e conectaria diretamente à Linha 5-Lilás na nova estação São Carlos da Linha Integradora-710 da CPTM e sendo os usuários da linha 13-Jade poderão se usufruir de uma única conexão em “Y” sem transbordo caso desejem prosseguir no sentido Barra Funda.
Com relação a Linha 13-Jade deveria dar prosseguimento até Bonsucesso, jamais até Barra Funda.