Metrô volta a liberar portas de plataforma em estação quase um ano depois de Pedro II

Estação Guilhermina-Esperança passou a contar com fachadas em operação desde o sábado, 13. É quarta parada a ser liberada pelo Consórcio
Portas de plataforma em Guilhermina-Esperança (Trilhos Que Movem SP)
Portas de plataforma em Guilhermina-Esperança (Trilhos Que Movem SP)

Quase um ano depois de liberar a estação Pedro II, o Metrô voltou a colocar em operação um conjunto de portas de plataforma na Linha 3-Vermelha.

Desde o sábado, 13, a estação Guilhermina-Esperança passou a contar com as fachadas em funcionamento, como flagrou o canal Trilhos Que Movem SP e havia sido antecipado pelo site Diário dos Trilhos.

Guilhermina-Esperança é a quarta estação a ter as portas de plataforma em operacão comercial montadas pelo Consórcio Kobra, que fechou um contrato com o Metrô para 88 fachadas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Antes dela haviam estreado Belém (maio de 2023), Bresser-Mooca (junho) e Pedro II (agosto do ano passado). Desde então, o Kobra avançou com a montagem das fachadas nas estações Carrão, Penha, Artur Alvim e Patriarca, mas nenhuma delas foi liberada ainda.

Portas de plataforma em Patriarca (Jean Carlos)
Portas de plataforma em Patriarca (Jean Carlos)

Além do contrato com o Kobra, há também duas estações cujas portas foram instaladas pela Alstom, Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera, que também seguem pendentes.

Operação lenta

Como o site mostrou em duas ocasiões, há relatos que o funcionamento das portas de plataforma está aquém do esperado pelo Metrô, que teria pedido ao Kobra correções no software e nos sensores de abertura e fechamento – a companhia, no entanto, nega quaisquer problemas.

Em um vídeo postado em nosso canal é possível perceber como a operação na Linha 3-Vermelha é mais lenta do que em ramais onde as portas funcionam com o sistema CBTC.

O novo sistema de sinalização também será adotado na Linha 3, mas a Alstom ainda não concluiu os testes. Enquanto isso não ocorre,  a operação das portas é feita de forma provisória.

Total
2
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Será que tem alguma previsão pra instalação na L1? E se tiver, quais seriam as primeiras estações?
    (antes que algum espertinho venha comentar que na L1 já começou e etc estou me referindo ao >>consórcio Kobra<<)

    1. Acredito que devam ser Liberdade, São Joaquim e Vergueiro, teve uma notícia aqui no site falando que as portas das destas estações estavam para vir para o Brasil ano passado.

Comments are closed.

Previous Post

Concessão da Linha 13-Jade não prevê redução de intervalo no serviço parador

Next Post
Túnel entre Paulista e Consolação começa a ser escavado (Jean Carlos)

Metrô escava metade do poço de acesso da nova transferência entre Paulista e Consolação

Related Posts