Prevista para iniciar a operação comercial em junho, a nova Linha 13-Jade da CPTM está funcionando todos os dias da semana das 10 horas às 15 horas em operação assistida sem a cobrança de passagem. Enquanto termina os testes com sistemas e correções da obra, a empresa disponibilizou dois trens para percorrer os 8,8 km de extensão (e não 12,2 km como dito pelo governo) e numa viagem feita a no máximo 50 km/h em alguns trechos. Foi nesse cenário que o site decidiu medir uma longa viagem entre a região de Santo Amaro, na Zonal Sul de São Paulo, até o Aeroporto de Guarulhos, ligação sempre divulgada pelo governo desde o início do projeto.
A experiência, em que pese os aspectos que ainda tornam o trajeto um tanto quanto irregular, foi positiva, porém, há enorme margem para melhorar o serviço, algo que se espera da CPTM à medida que a linha ganhe quilometragem. No total, foram percorridos pela reportagem cerca de 45 km em 2 horas, 8 minutos e 9 segundos, da estação Adolfo Pinheiro ao Terminal 2 do aeroporto. Para isso foi preciso passar por seis linhas (três do Metrô e três da CPTM) e ainda utilizar o ônibus da concessionária GRU Airport para chegar ao aeroporto.
O exemplo é extremo afinal a região de Santo Amaro logo estará ligada pela Linha 5-Lilás e o tempo para chegar ao centro da cidade será reduzido significativamente. Assim como o serviço das linhas 12 e 13 ainda está longe do ideal com as obras e interrupções encontradas pelo caminho. Por isso é perfeitamente possível crer que a mesma viagem poderá ser realizada entre uma 1h30 e 1h40, o que é relativamente rápido tendo em conta que serão necessárias quatro baldeações, além de trajeto por ônibus. Seria melhor, é claro, se a estação ficasse mais próxima dos terminais 2 e 3 ou se a Linha 13 pudesse efetivamente ir até Tatuapé o Brás e não apenas por um serviço especial.
Fato é que apesar disso, trata-se de uma opção extremamente barata: com apenas R$ 4,00 (em valores de maio de 2018) é possível chegar de centenas de estações na região metropolitana até o maior aeroporto do país. Acompanhe como foi nossa viagem:
Linha 5-Lilás: Adolfo Pinheiro a Santo Amaro – 1,9 km em 3 minutos e 45 segundos
Chegamos à estação às 8h53 e embarcamos num trem sentido Capão Redondo quase 4 minutos depois. A viagem de apenas duas estações ocorreu sem imprevistos. Encontramos a estação relativamente calma e logo que chegamos à plataforma da Linha 9 da CPTM o trem já chegava vazio.
Linha 9-Esmeralda: Santo Amaro a Pinheiros – 11,8 km em 17 minutos e 20 segundos
Foi a viagem mais longa e demorada, passando por sete estações, mas novamente tudo sem atrasos e com o trem com lotação média. Foi quando nos deparamos com a baldeação mais extensa: nada menos que 6 minutos e 36 segundos para chegar à plataforma da Linha 4-Amarela.
Linha 4-Amarela: Pinheiros a República – 6,8 km em 12 minutos
Agora que ganhou duas novas estações, a viagem pela Linha 4 perdeu o aspecto de “trem expresso” de antes, mas o tempo de viagem segue veloz, apenas 12 minutos até República. Foi o trajeto mais cheio, porém, sem impedir que um passageiro levasse uma mala de grande porte consigo.
Linha 3-Vermelha: República a Tatuapé – 7,2 km em 11 minutos e 20 segundos
Mais lotada linha da rede, a 3-Vermelha é veloz quando não tem problemas. Além disso, estava vazia sentido bairro, o que nem sempre é comum. Viajamos num trem da Frota G (Alstom), um dos mais confortáveis do Metrô. Até aqui a viagem havia levado cerca de uma hora apenas, mesmo com três baldeações tomando quase 15 minutos do nosso tempo.
Linha 12-Safira: Tatuapé a Engenheiro Goulart – 9 km em 17 minutos e 50 segundos
Como o site comentou no dia da inauguração da Linha 13, o gargalo para tornar o serviço eficiente passava justamente pelo uso da Linha 12 para chegar numa região mais bem servida de opções. Pois bem, como chegamos às 9h55 em Tatuapé foi preciso esperar alguns minutos pela abertura da baldeação com a CPTM, que só funciona gratuitamente entre 10 horas e 17 horas.
Vencido esse obstáculo, logo que descemos para a plataforma um trem da Linha 12 já se encontrava lá e ficou parado por alguns minutos até seguir viagem. E foi aí que o tempo ganho foi se perdendo pelo caminho. O trajeto de 9 km e sem paradas levou quase 18 minutos, ou seja, uma média de velocidade de apenas 30 km/h. Como exemplo, a Linha 4 teve média de 34 km/h mas parando em seis estações no caminho.
O problema visto na linha Safira teve a ver com manutenção na via mas também obras da Linha 13 perto da estação Engenheiro Goulart. Ou seja, são problemas pontuais que logo sumirão. Em compensação, viajamos num trem da Série 2070 muito confortável e bem conservado, embora a maior parte do serviço esteja sendo atendido pelo Série 2000, em estado mais precário. O intervalo da linha também estava relativamente baixo para o horário.
Linha 13-Jade: Engenheiro Goulart a Aeroporto Guarulhos – 8,8 km em 13 minutos e 40 segundos
Daqui em diante, é fato, não se pode cobrar celeridade ainda estando num período de testes. A baldeação é rápida, mas havia apenas um trem fazendo o percurso – o outro estava parado na estação enquanto funcionários faziam trabalhos na via sentido centro. O trem chegou à plataforma às 10h29, 1 hora e 36 minutos após nossa jornada ter começado. A partida levou 2 minutos e meio para ser iniciada após a abertura das portas.
Na chegada um bom volume de passageiros desembarcou, alguns com malas. Já na nossa viagem cerca de 100 pessoas embarcaram e a surpresa é que pelo menos 10 estava com malas grandes, além de funcionários do aeroporto. Sem o sistema de sinalização em funcionamento pleno, o trem da Série 9500 seguiu em velocidade mediana, com alguns picos de 50 km/h, mas paradas próximas ao viaduto estaiado. Tempo de viagem de quase 14 minutos, mas é possível crer que ele será reduzido pela metade quando estiver na operação comercial.
Detalhe que a CPTM não esclareceu é que a viagem entre Eng. Goulart e Aeroporto Guarulhos é de menos de 9 km medidos no Google Earth e não de 12,2 km, número que certamente inclui trechos não utilizados da via (um pouco depois do aeroporto e também após Goulart). No caminho pouca gente em Guarulhos CECAP assim como desembarcando no sentido do bairro.
Seguimos o grupo que ia para o aeroporto e, depois de quase 9 minutos entre caminhar e esperar a bordo do ônibus, saímos enfim. A GRU Airport separou os passageiros em dois ônibus, um que vai até o Terminal 1, ao lado, e outro para os terminais 2 e 3 a fim de facilitar a distribuição mas o que se viu a bordo foram usuários perdidos e irritados. Um senhor reclamava da Linha 13 ainda estar em operação parcial e que teve de esperar muito para chegar até lá. Já duas senhoras que haviam chegado do exterior pela companhia LATAM acabaram pegando o ônibus errado e foram parar na estação em vez de embarcar sentido o Aeroporto de Congonhas onde pegariam uma conexão.
Foram seis minutos e 20 segundos até o Terminal 2, não sem que o ônibus apresentasse falhas reclamadas pelo motorista. No total, como dissemos, 2 horas e 8 minutos de viagem, um tanto cansativa, porém, barata e possível. No retorno, já fora do horário de operação, fomos de Guarulhos até Tatuapé no ônibus 257 da EMTU. O mesmo trajeto levou 40 minutos entre a espera no ponto e o desembarque ao lado da estação.
Potencial a ser explorado
Isso faz crer que as linhas 12 e 13, numa operação mais aprimorada, podem levar de Tatuapé até o Terminal 2 do aeroporto entre 35 a 40 minutos, algo semelhante ao ônibus. Por outro lado, nossa viagem com ele transcorreu sem trânsito algum, algo comum na região. Imagina-se que com isso ela possa levar mais de uma hora e ainda com o pagamento de uma tarifa hoje de R$ 6,15.
Se nosso teste tivesse começado da estação Paulista da Linha 4 teria levado algo como 1 hora e 25 minutos, tempo que poderia ser reduzido para no máximo uma hora, o que mostra que sim a Linha 13 tem potencial para absorver parte da demanda da região seja ela de usuários do transporte aéreo, moradores ou funcionários.
Quero ver dar certo esse trem para o aeroporto no horário de pico tipo as 18:00h com jogo no estádio do Corinthians e você querendo ir viajar com suas malas no meio disso tudo kkkkk piada nosso sistema de transporte público quantas baldeaçoes mesmo ? Kkkk
Excelente reportagem, parabéns ao blog!
Ótima matéria. Sou do abc e viajarei por Guarulhos em julho. Com certeza vou de trem. Imagino que até lá a operação estará normal.
Só fiquei com uma dúvida: ao descer do trem em Guarulhos é necessário andar um percurso para pegar o ônibus do aeroporto ou ele fica na estação para levar os passageiros aos terminais?
Olá, Marcelo, o ônibus da GRU Airport estaciona do outro lado da avenida Hélio Smidt. É preciso atravessar uma passarela para chegar até lá. Cinco ou seis minutos de caminhada.
Cinco ou seis minutos de caminhada com malas é uma loucura!
Nós, usuários e a agência reguladora, devemos pressionar a GRU Airport a construir o monotrilho do aeroporto o mais rapidamente possível. Afinal, está previsto na concessão.
Enquanto isso, mudar ponto do ônibus. Com certeza uma obra barata para uma concessionária.
Parabéns pela reportagem, essa linha do aeroporto deveria chegar ate a Luz, pelo menos teriamos uma ligação com duas estações de metro.
Acho que no lugar de descer na estação República e pegar a Linha 3 Vermelha não seria mais rápido descer na Luz e pegar o CPTM até o Brás e no Brás pegar a Linha 12 Safira.No futuro Haverá trens direto da Luz e do Brás até o Aeroporto, vai agilizar muito.
Devia ter seguido até a parada final da linha 4 (Luz), em seguida linha 11- coral ate o brás, apenas 1 estação de onde partem os trens da linha 12-safira
Parabéns pela matéria. Em julho vou a São Paulo e pegarei exatamente as mesmas linhas (só que no sentido contrário: de GRU até a estação Eucaliptos). Descobri aqui pelo site, inclusive, a existência da estação Eucaliptos, que fica na frente do meu hotel.
Enfim, vai ser a primeira vez que andarei de metrô em SP e achei o site muito esclarecedor.
Obrigado!
descer com malas, bagagem e crianças e ainda ter que pegar um ônibus? Só pode ser brincadeira. O nome disso é gambiarra. Nos melhores aeroportos do mundo há um trem que deixa os passageiros diretamente no aeroporto de modo que ninguém precisa subir ou descer os degraus dos ônibus.
Excelente Reportagem. Peguei o trem de GRU até o Tatuapé num horário melhor e dei certo com as baldeações daí consegui um tempo melhor, mas achei muito realista os valores que vocês obtiveram dado a situação que está hoje. Vamos ver como fica nos próximos meses, mas a população merece mais agilidade.
Trem precisam ser estudados, em paradores que param em todas as estações, direto que para nas estações de grande demanda, semi-direto que para nas estações principais em determinado trecho, depois passa para trem parador até o final da viagem….como a ser estudada nos trens daqui, bem como trem expresso, saindo da Luz, direto ao Aeroporto isso seria uma boa….o sistema em cima é usado nos USA, em NY, prático, os trens de lá são muito bom…as linha de conexões igual a um edifício, um debaixo da outra, com escadas rolantes e elevadores….
Ótima matéria , parabéns a todos os envolvidos. Foi deveras esclarecedora , e muito bem detalhada, são esses tipos de informações que faltam no dia a dia de quem depende de transporte público e também de tantos outros serviços. Creio que sites/blogs como esse deveriam existir mais , pois facilitam e ajudam muito.
Normalmente só temos informações genéricas e apenas simulações de como é o serviço, nada tão real e tão pautado na prática como essa matéria. Parabéns mais uma vez pela iniciativa.
Agora referente ao que cabe do governo, quanta dor de cabeça gente … Lamentável que esperemos tanto tempo pra entrega desta obra super faturada, com incríveis indícios de desvio de verba pública e um atraso colossal quanto ao prazo de entrega. E pra no final das contas ainda faltar vários recursos para uma operação satisfatória e significativa.