A Alstom realizou a entrega do 30º novo trem (A30) da Série 8900 para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Ao todo foram encomendadas 36 composições novas para renovar a frota dos ramais.
As composições estão sendo fabricadas na planta da Alstom na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. A empresa é referência na produção de caixas de aço inoxidável.
Os novos trens são semelhantes tecnologicamente às composições da Série 9000 da CPTM e das Série 4000 e 5000 da Supervia. Uma das principais diferenças deste novo trem é seu design frontal que conta com farois mais potentes na parte superior.
Os trens são levados por carretas até o Pátio Presidente Altino localizado em Osasco. Lá as composições são encarrilhadas, montadas e testadas.
Após a resolução das pendências técnicas os trens são liberados para a operação com passageiros.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A expectativa é de que até o final de 2024 todas as composições sejam recebidas, renovando a maior parte da frota das linhas 8 e 9 composta também por composições da Série 7000.
Ela já deve estar com uns 24 trens 8900 operacionais, não era pra já ter devolvido pelo menos a metade dos 7500 a CPTM? Isso que é dificil de entender por parte da VM.
Já estão preparando o 7500 para devolver, ainda falta devolver 1 8500 para a CPTM.