ViaMobilidade está utilizando tecnologia que evita falhas na rede aérea

Sistema PCDS consegue detectar problemas no pantógrafo, que alimenta os trens. Segundo concessionária, ao menos 20 falhas graves foram evitadas em 2024
Composição da Série 8900 (Jean Carlos)
Composição da Série 8900 (Jean Carlos)

A ViaMobilidade está utilizando desde abril um novo sistema para reduzir as ocorrências de falha na rede aérea de alimentação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Trata-se do PCDS (Pantograph Collision Detection System, ou Sistema de Detecção de Colisão no Pantógrafo), que identifica possíveis problemas na transmissão de energia elétrica.

A tecnologia consiste de câmera, acelerômetro e senso geográfico que monitoram as condições da rede aérea. Segundo disse a empresa ao jornal O Estado de São Paulo, o PCDS já evitou ao menos 20 falhas desde abril.

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Ainda assim até esta semana ocorreram oito falhas desse tipo, incluindo duas em julho. O PCDS consegue prever uma possível falha e com isso a ViaMobilidade pode realizar serviços de manutenção preventiva.

Manutenção de rede aérea durante a falha (Jean Carlos)
Manutenção de rede aérea durante a falha (Jean Carlos)

Para verificar o estado da rede aérea, a empresa circula com um veículo equipado com o PCDS. Quando ele identifica alguma inconsistência na infraestrutura, registra o local com as coordenadas geográficas e então envia uma notificação para o CCO junto com um vídeo da situação no trecho.

Até então, a empresa fazia a verificação das condições da rede aérea de modo visual. Segundo a ViaMobilidade, um segundo veículo será adicionado à frota com o PCDS.

A despeito dos investimentos, os casos de paralisação dos serviços ainda ocorrem como nesta semana quando houve um descarrilamento na Linha 8. O motivo, segundo a concessionária, foi uma frenagem de emergência motivada por um animal que circulava nos trilhos.

 

 

 

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6 comments
  1. Interessante, não sabia que existia esse tipo de tecnologia
    a despeito das falhas, acho interessante saber que o que estao fazendo para tentar mitigar os problemas de rede area, ja que sao os que mais ocorrem em todas as linhas num geral

  2. As Linhas 8 e 9 possuem uma peculiaridade que são dois sistemas diferentes de suporte de rede aérea: rede auto compensada e rede padrão SNCF (francesa).

    Dessa forma, padrões diferentes precisam de manutenção específica para cada trecho.

  3. Engraçado, na gestão CPTM dessas linhas não tinha tecnologias mirabolantes e não tinha nem 1/4 das falhas na rede elétrica.
    e olha que a CPTM recebia menos verbas do governo que essa piada de vm

  4. Ué, porque os “capitalistas malvadões que lucram humilhando o proletariado” estão investindo numa tecnologia para reduzir o número de falhas na operação??

    É muito bom que a CCR esteja trabalhando para recuperar o prestígio da marca e a confiabilidade do serviço nas linhas 8 e 9. Quanto maior for a qualidade do serviço, maior é a venda de bilheteria e, portanto, o faturamento da concessionária.

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