A ViaMobilidade está utilizando desde abril um novo sistema para reduzir as ocorrências de falha na rede aérea de alimentação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Trata-se do PCDS (Pantograph Collision Detection System, ou Sistema de Detecção de Colisão no Pantógrafo), que identifica possíveis problemas na transmissão de energia elétrica.
A tecnologia consiste de câmera, acelerômetro e senso geográfico que monitoram as condições da rede aérea. Segundo disse a empresa ao jornal O Estado de São Paulo, o PCDS já evitou ao menos 20 falhas desde abril.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Ainda assim até esta semana ocorreram oito falhas desse tipo, incluindo duas em julho. O PCDS consegue prever uma possível falha e com isso a ViaMobilidade pode realizar serviços de manutenção preventiva.
Para verificar o estado da rede aérea, a empresa circula com um veículo equipado com o PCDS. Quando ele identifica alguma inconsistência na infraestrutura, registra o local com as coordenadas geográficas e então envia uma notificação para o CCO junto com um vídeo da situação no trecho.
Até então, a empresa fazia a verificação das condições da rede aérea de modo visual. Segundo a ViaMobilidade, um segundo veículo será adicionado à frota com o PCDS.
A despeito dos investimentos, os casos de paralisação dos serviços ainda ocorrem como nesta semana quando houve um descarrilamento na Linha 8. O motivo, segundo a concessionária, foi uma frenagem de emergência motivada por um animal que circulava nos trilhos.
E continua tendo falhas kkkkkkkkkkk
Interessante, não sabia que existia esse tipo de tecnologia
a despeito das falhas, acho interessante saber que o que estao fazendo para tentar mitigar os problemas de rede area, ja que sao os que mais ocorrem em todas as linhas num geral
As Linhas 8 e 9 possuem uma peculiaridade que são dois sistemas diferentes de suporte de rede aérea: rede auto compensada e rede padrão SNCF (francesa).
Dessa forma, padrões diferentes precisam de manutenção específica para cada trecho.
Engraçado, na gestão CPTM dessas linhas não tinha tecnologias mirabolantes e não tinha nem 1/4 das falhas na rede elétrica.
e olha que a CPTM recebia menos verbas do governo que essa piada de vm
Eu já li sobre um sistema desse…….na CPTM!!!
Ué, porque os “capitalistas malvadões que lucram humilhando o proletariado” estão investindo numa tecnologia para reduzir o número de falhas na operação??
É muito bom que a CCR esteja trabalhando para recuperar o prestígio da marca e a confiabilidade do serviço nas linhas 8 e 9. Quanto maior for a qualidade do serviço, maior é a venda de bilheteria e, portanto, o faturamento da concessionária.