As concessionárias do Grupo CCR tiveram avanços importantes no segundo trimestre do ano. A retomada do número de passageiros refletiu no resultado financeiro das empresas de forma positiva.
O site teve acesso às informações do 2º trimestre de 2024 e traz os principais destaques da primeira metade do ano.
Demanda
De forma geral as concessionárias tiveram aumento do número de passageiros transportados. Em São Paulo a empresa que registrou maior aumento foi a ViaMobilidade 5 e 17 com 42,6 milhões de passageiros transportados (+11,8%)
A ViaQuatro teve aumento do número de passageiros exclusivos de 13,5%, o que influencia diretamente na remuneração da empresa.
No primeiro semestre a empresa que mais transportou passageiros foi a ViaMobilidade 8 e 9 com 114 milhões de pessoas que utilizaram os serviços, um aumento de 0,9% em relação ao ano anterior.
O aumento dos passageiros, sobretudo na Linha 5, se deve ao efeito pós pandemia, além do aquecimento do setor de comércio e serviços na região.
Receitas e lucro
As concessionárias em São Paulo registraram aumento na receita no segundo trimestre, destacando-se a ViaMobilidade 8 e 9 com R$ 216,5 milhões (+4,7%).
No índice semestral o destaque vai para a ViaMobilidade 5 e 17 com aumento de 5,9% da receita, atingindo a marca de R$ 268,2 milhões.
No que se refere às margens de lucro líquidos, as empresas apresentaram resultados variáveis. Veja os números do primeiro semestre de 2024
- ViaQuatro: Lucro de 199,7 milhões
- ViaMobilidade 5 e 17: Lucro de R$ 39,9 milhões
- ViaMobilidade 8 e 9: Prejuízo de R$ 68,1 milhões
O lucro da concessionária ViaQuatro é um dos mais relevantes de todo o Grupo CCR, perdendo o posto apenas para a AutoBan (rodovias) com lucro de R$ 536,6 milhões no 1S24.
Investimentos
Os investimentos em curso no setor de mobilidade em São Paulo tem como principal foco a revitalização e modernização das linhas 8 e 9.
A infraestrutura em construção atingiu a marca de R$ 1,8 bilhão. Deste valor, mais da metade é destinada para a compra de novos trens da Alstom, totalizando R$ 1,2 bilhão. Cabe ressaltar que este valor é apenas a parte em fabricação e não o todo do contrato que é superior a R$ 2,1 bilhões.
O investimento em sistemas e energia é parte relevante e soma quase R$ 500 milhões em investimentos, sendo R$ 250 milhões em sistemas da Siemens e R$ 249 milhões na revitalização de estações e trens.
A oficina de manutenção e revisão geral de truques recebeu investimentos de R$ 25,5 milhões. O parque de reparos não faz parte das obrigações da concessionária, mas é parte estratégica de seu plano global de manutenção, já que atende às outras operadoras.
Fico impressionado como essa CCR lucra tanto em cima da população. Eu moro em Barueri e utilizava a linha 8 diamante pra ir ao trabalho na região da Avenida Paulista. Quando era a CPTM eu tinha confiança de pegar o trem e chegar na Barra Funda em no máximo meia hora. Eu tinha confiança de que quando eu chegasse lá na estação em menos de 5 minutos eu conseguia pegar o trem, mas depois que a CCR assumiu a linha foi só piorando , e pra eu não perder o emprego por causa dos atrasos eu fui obrigado a ter que ir de carro. A limpeza nos trens piorou, muitas vezes os vagões não tem ar condicionado . E o pior é que quando passo com meu carro pela Castelo Branco tenho que pagar pedágio, que eu acho muito caro, para a mesma CCR.
Essa empresa está sugando o estado. Sobre os trens: não tem ar condicionado porque esses são outros, são trens recebidos pela CPTM, do qual a ViaMobilidade não decide se vai reformar ou não. Também que ela divulga estar colocando trens novos na linha, mas deixa todos apenas na linha 9, ou encostados em Altino. Essa concessão no geral foi um desastre, o usuário não está tendo benefício nenhum com ela.
Nunca, em nenhum momento, existiu intervalo na Linha 8 com menos de 5 minutos. Isso por si já demonstra que alguém aí não usa a linha.
Então mostra que quem nunca pegou a linha 8 foi você. O intervalo no pico antes era entre 4 e 5 minutos quando começou a rodar só os trens série 8000. Falo como usuário frequente da linha 8 até 2017. Se você chegasse na estação e perdesse o trem, sabia que logo chegaria outro. Hoje o trem demora, vem sujo, com falha de ar-condicionado e com janela aberta, cheio de ambulantes e até com a volta dos surfistas de trem. Não tem como defender.
E a linha Amarela de quanto foi o lucro, porque o ex-governador Doriana pagou um Aditivo milionário porque a empresa alegou que levou prejuízo na época da Pandemia. S