Metrô planeja três lojas físicas e e-commerce com produtos licenciados

Companhia lançou chamamento público para buscar interessados em comercializar produtos com a logomarca do Metrô de São Paulo em esquema de royalties. Propostas deverão ser entregues até 13 de setembro
Metrô quer abrir até três lojas físicas para vender seus produtos
Metrô quer abrir até três lojas físicas para vender seus produtos

O Metrô de São Paulo lançou um novo chamamento público em que pretende gerar receitas com a venda de produtos com a sua marca, o chamado licenciamento de produtos.

A estratégia não é inédita e tem efeito limitado em receitas, mas a companhia parece animada em explorar esse mercado a ponto de planejar abrir três lojas físicas em suas estações além de um e-commerce no site.

As empresas interessadas em participar da seleção terão até o dia 13 de setembro para formalizarem propostas.

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Entre as possibilidades está a de operar lojas físicas nas estações Sé, Japão-Liberdade e Paraíso, sendo que ao menos uma delas é obrigatória.

O Metrô oferecerá os espaços nas estações e também a energia elétrica por dois anos, mas o custo do projeto, construção e acabamento ficará a cargo da contratada.

Além disso, a companhia permitirá a montagem de uma loja virtual (e-commerce) respondendo dentro do seu site.

Empresa que assumir gestão de licenciamento também poderá ter uma loja virtual
Empresa que assumir gestão de licenciamento também poderá ter uma loja virtual

Propostas com validade mínima de 120 dias

O “modus operandi” da empresa contratada será o de buscar fornecedores com potencial ou interesse em produzir itens licenciados com a marca “Metrô” e que deverão ser aprovados pela companhia.

A fórmula de repasse prevê que as fornecedoras paguem um valor de royalties ao Metrô mas a definição dos preços ao consumidor ficarão a cargo da contratada mas que deverão obedecer valores de mercado.

O Metrô não deixou claro qual o prazo para que a empresa escolhida fique à frente da operação.

As etapas do processo obedecem um cronograma em que as propostas deverão ter validade mínima de 120 dias.

O Metrô pretende realizar rodadas de esclarecimentos, negociação e provas de conceito antes de tomar uma decisão.

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8 comments
  1. Muito bom que se queira promover e reforçar a marca “Metrô”. O nosso Metrô merece!
    Entretanto, pra que a marca continue forte e presente, é importante que as linhas concedidas a gestões privadas passem também a ostentar a marca “Metro”, destacada e em primeiro plano – acompanhada pelo o nome/logotipo do concessionário em tamanho reduzido (posicionado abaixo ou à direita do logotipo “Metrô”). Tanto nos trens e nas estações, como em mapas e outros materiais de informação e divulgação.
    Lembrando que as Linhas concedidas pertencem ao patrimônio do Metrô, sendo fundamental que a rede metroviaria toda seja referenciada e divulgada pela sua própria marca, que inclusive já é a grande referência.
    Tal medida, além de mais justa, também facilita a orientação e o deslocamento dos muitos milhares de visitantes em trânsito que circulam diariamente por São Paulo, além dos próprios paulistanos que usam o Metrô apenas de vez em quando.
    O mesmo princípio, e medidas, deve ser igualmente aplicado à marca “CPTM” e a sua respectiva rede.

    1. Eu apoio este modelo, assim como o metrô do reino unido que usa a marca Underground mesmo em linhas privadas

  2. As prioridades do metrô estatal 😂
    Enquanto isso tem trem pegando fogo na L3, só rindo mesmo 😂😂😂

  3. o problema qual o valor que vão ser cobrado as peças aluguel dos locais entre outras coisas e não se torne inviável

  4. Eles abriram uma lojinha na Sé em 2018, ano do aniversário de 50 anos do Metrô, mas fecharam ela em março de 2020 e acho que nunca foi reaberta, infelizmente.

    Que bom que vai voltar e dessa vez precisa incluir as linhas privadas e da CPTM também nos produtos.

    Na época era tudo apenas 1, 2, 3 e 15.

  5. Que coisas mais fofas, que coisas maravilhosas! Poderei ostentar orgulhosamente um chaveirinho do metro de SP pra todo canto do Brasil que eu for! E os turistas que se perderem em nosso metro também vão querer levar uma lembrancinha XD

    O Metro e a CPTM é coisa nossa, é coisa paulista, é parte de nossa cultura e temos que carregar nosso “trem das onze” pra cada canto :3

    Apoio 300% e espero que a CPTM também entre nessa onda pra eu andar por ai com meu chaveirinho da estação Rio Grande da Serra!

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