Linha 15-Prata: Obras da estação Ipiranga começaram nesta quarta-feira, 7

Nova estação conectará a Linha 15-Prata com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, desafogando uma parte do fluxo de Vila Prudente
Início Obras da Estação Ipiranga - Linha 15-Prata
Início Obras da Estação Ipiranga – Linha 15-Prata (Metrô)

As obras da construção da futura estação Ipiranga, da Linha 15-Prata, do Metrô, tiveram início nesta quarta-feira, 7 de agosto. O início foi marcado pela primeira perfuração no solo do canteiro onde ficará a parada.

Segundo o Metrô, a atividade foi feita por meio de “estacas-prancha”, que são elementos estruturais que compõem a fundação profunda, sendo posicionadas no solo por maquinários especializados.

O trabalho servirá para instalação das vigas-guia, onde passarão os trens de monotrilho. Todo o trabalho que vinha sendo feito antes era montagem dos canteiros e limpeza do terreno.

A estação terá dois acessos, um na avenida Presidente Wilson e outro pela estação da Linha 10-Turquesa, da CPTM, onde haverá conexão entre as linhas. A nova estação contará com 6 elevadores e 12 escadas rolantes.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Prevista para 2027, a parada ainda contará com portas de plataforma, paraciclos e um bicicletário. Cerca de 28 mil passageiros deverão circular por dia no local quando estiver em funcionamento. O investimento será de R$ 479,5 milhões para construção.

Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata
Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata (GPO/Sistran)
Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
11 comments
    1. É inacreditável mesmo. Aquela estação HORRÍVEL, com um péssimo acesso e de décadas atrás que mesmo com “reforma total” não vai passar de uma gambiarra só para inglês ver.

  1. O que me dá mais medo é o “…reforma total, mais moderna e acessível, da estação homônima da CPTM.” Vão colocar um piso táctil, um elevador e repartir o corredor para dizer que agora pode trocar de plataforma na área paga da estação.

    1. Segundo o projeto da estação da L15 a estação da L10 seria reconstruída completamente, e a conexão planejada atual é impossível de ser feita sem pelo menos construir um novo mezanino à noroeste da estação atual

  2. Enqto. Isso, nenhuma nova informação a respeito da linha 2 verde, e seu tatuzão, parado em 26 de junho para manutenção de 20 dias. Qual o andamento?

  3. Assim como tem feito regularmente os gestores anunciam e planejam uma benfeitoria no papel e realizam outras!?
    Aquela escadaria da Estação Vila Prudente deveria estar com os dias contados para ser Terminal, hoje para alguém que tenha o entendimento do porque a engenharia fantasiou e não deu o prosseguimento de se fazer da Estação do Ipiranga um amplo Polo Intermodal uma vez que a linha que a MRV quer se apossar a “Segregação Sudeste” da CPTM possui o significado claro que todos aqueles projetos fantasiosos e melhorias mencionados sempre foram uma cortina de fumaça para iludir os incautos com promessas falaciosas de mobilidade e sim visava a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e Rio Grande da Serra, e contrariando o cambalacho dos “planejadores” afeta e muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central ociosa que vai de Mauá até o Brás.
    Atualmente os critérios para estações metrô ferroviárias não estão levando em conta a pendularidade que englobarem as características de possuírem mais de uma linha em seu trajeto e por possuírem um fluxo e movimentação de mobilidade e integração muito acima de outras devem ter uma prioridade, esta Estação Ipiranga é um exemplo prático onde este conceito deveria ser aplicado.
    Os problemas maiores do projeto são as questões da integração, funcionabilidade, acessibilidade e intermodalidade, comprovadamente inferiores lembrando ao que está sendo feito em Tamanduateí, pois não é que resolveram procrastinar de novo, e ainda não será desta vez e a população desfrutara daquele um amplo e moderno Polo Intermodal ou Terminal “Huber”, descongestionando a Linha 2-Verde e o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) no Ipiranga unificado prometido com inumeráveis utilidades e englobava as terminações das Linhas 5-Lilás e 15-Prata com amplo acesso a ociosa linha central da CPTM e que sempre aparecem em papel nas maquetas ilustrativas NÃO será edificado, pois este atual projeto não possuirá aquelas benfeitorias e sim será uma estação simples com acesso a velha estação Ipiranga, com a população sendo ludibriada mais uma vez!

  4. Já diria um sábio pensador; “Governar é definir as prioridades”
    Para o atual gestor, a transferência da sede do governo do Palácio dos Bandeirantes no Morumbi, para a região dos Campos Elísios que deverá ser todo reformado nas proximidades da “cracolândia”, que segundo ele para justificar é para facilitar o acesso da comunicação entre secretarias desconhecendo que estamos na era da informática, e é mais importante que construir uma nova estação Terminal “Huber” no Ipiranga da CPTM uma vez que é um local ermo e mal aproveitado, e de descongestionar a Linha 2-Verde, a qual será uma das linhas mais concorridas de São Paulo quando sua extensão estiver concluída até Guarulhos, a qual atualmente está servindo indevidamente de terminais, tratando-se de uma solução lógica até esta nova Estação Ipiranga no Serviço-710 reunificada da CPTM antes que a Linha Prata chegue à região de Cidade Tiradentes.

  5. É só eu ou vcs também não entendem nada do que o Leoni fala nesses comentários gigantes sem parágrafo????

Comments are closed.

Previous Post
Trens da Série 3000 estão parados a quase 40 meses (Jean Carlos)

CPTM estuda a reativação de cinco trens da Série 3000

Next Post

Veja como estão as obras da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda

Related Posts