A Linha 6-Laranja deverá ganhar duas novas estações no trecho norte, após a Estação Brasilândia. As novas paradas estão em fase de estudo e licenciamento ambiental.
A Estação Velha Campinas deverá ser a última do ramal. Ela será construída após a Estação Morro Grande, outra das paradas previstas na extensão noroeste do ramal.
A última parada estará localizada 438 metros distante da Estação Morro Grande, sendo possivelmente o trecho metroviário com menor distância dentro de todo o sistema existente.
Entre as duas estações será construído o VSE Elísio Teixeira a apenas 50 metros de distância da Estação Morro Grande. Este VSE é bastante questionável, não só pela distância irrisória, mas pela sua profundidade absurdamente grande.
O VSE Elísio Teixeira também deverá uma das estruturas mais profundas do sistema metroferroviário com 82 metros de profundidade. A localização e construção deste poço é bastante atípico, principalmente pela profundidade impraticável para uma “saída de emergência”.
Velha Campinas deverá ter acessos implantados entre a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, rua Salvo Veloso e rua Agostinho Angola. O documento apresentado pela LinhaUni/Geotec possui erro ao associar o mesmo endereço da estação Morro Grande.
Segundo o documento, a estação demandará 11,6 mil m² de áreas para implantação do poço principal e dos acessos. O poço deverá ter largura e profundidade de 40 metros.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A construção das plataformas será feita pelo método NATM com 95 metros de comprimento e seção de 277 m². Ao todo a estação demandará a retirada de 50,2 mil m² de terra e rochas.
Vale lembrar que a expansão da Linha 6 ainda está na fase estudo ambiental preliminar e o projeto pode mudar significativamente até que seja definido.
Eu dúvido que vai seguir com isso.
Uma correção galera, o trecho mais curta segue sendo Sé-Liberdade que tem 413m de distância entre a ponta de cada plataforma, a medida utilizada pelo metrô é de mais de 500m por considerar o centro entre ambas as plataformas, diferente desse documento
Espero que coloquem um terminal de ônibus nela também.
Essas duas estações devem aumentar bastante o uso do metrô
Poderia facilmente ter uma estação na região do patio Morro Grande e essa estação hoje chamada Morro Grande, poderia se chamar estação jardim paulistano
Período eleitoral prometem tudo, até o trem bala.