A LinhaUni está estudando a expansão da Linha 6-Laranja com seis novas estações. No trecho sul estão previstas quatro estações novas.
Nesta matéria daremos destaque a Estação Aclimação, a primeira após São Joaquim. Ela terá como acessos principais a rua Conselheiro Furtado e rua Bueno de Andrade.
A estação estará localizada entre os bairros de Liberdade e Aclimação, em um grande espaço que não é servido efetivamente pelo transporte sobre trilhos.
A implantação da estação irá requerer a desapropriação de 5,2 mil m² de áreas na superfície e adequações no sistema viário.
A estação deverá ter profundidade de 38,4 metros e um poço central com diâmetro de 40 metros. O corpo desta, e de todas as outras estações, será escavado pelo método NATM.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A previsão é de que sejam removidos 48,2 mil m³ de terra. Atualmente a LinhaUni está procedendo com a emissão da Licença Prévia do empreendimento junto a CETESB. As obras, assim que liberadas, deverão ser concluídas em 60 meses.
Veja também:
Pode parecer fora do tópico, mas não é. Eu fiquei com a impressão que na ponta norte, a posição da estação Morro Grande está insuficiente…
Parece que preferiram poupar gastos ao fazer por dentro do túnel, como se a posição da estação fosse consequência, pensado em segundo plano. Não descuidado, mas em segundo plano.
Porque eu vejo a posição das outras estações como esta da Aclimação, que estará posicionada até embaixo de cruzamento rodoviário, debaixo de uma ou outra casa. Por sua vez, a estação Morro Grande parece que quanto a ela, preferiram evitar passar embaixo das casas e ruas na comunidade.
Acontece que a estação ficou próxima demais (400~) da estação seguinte, e quase 2km distante da estação antecessora.
Objetivamente ao observar o mapa, duvido que a demanda e a relevância da estação seria menor caso estivesse posicionada mais para o nordeste ou leste da posição atual.
Eu fico imaginando, é como se tivessem construído Trianon MASP quase colada na junção da linha 4, e deixassem a paulista inteira desassistida.
Isso seria absurdo de se pensar, mas por algum motivo parece ser uma boa ideia quando Morro Grande e Velha Campinas são concebidas tão próximas.
Além disso, a continuação após Velha Campina apontando para norte em vez de noroeste ou oeste parece ser sub-ótima também, considerando a perspectiva deixada em aberta para futuras expansões até Bandeirantes e Linha 7.
Desejo sorte de todo modo, é bem-vindo, mas penso que se for pra fazer, que faça direito.
Espero estar apenas preocupado demais, de todo modo.
Só o túnel de ligação da linha 4 mais os corredores internos e escadas rolantes já dão quase 400m~.