O governo do estado e a LinhaUni estão empenhados em viabilizar a expansão da Linha 6-Laranja. No trecho sul está prevista a implantação de quatro novas paradas.
Nesta matéria iremos abordar um pouco mais sobre a Estação São Carlos. O local deverá ser um dos grandes hubs ferroviários no futuro, inclusive com a possibilidade de receber o futuro Trem Intercidades São Paulo-Santos.
A estação deverá ter acessos construídos na rua Pinto Lima, Presidente Costa Pereira e avenida Presidente Wilson. Destaca-se o potencial de integração com o Expresso Tiradentes, corredor de ônibus elevado que possui estruturas preparadas para a construção de uma nova parada.
Além da conexão com o sistema de ônibus, haverá a integração com os trens da CPTM, possibilitando acesso facilitado aos passageiros da Linha 10-Turquesa.
A estação demandará a desapropriação de três grandes terrenos com área aproximada de 23,2 mil m².
A Estação São Carlos deverá ter sua construção padronizada. A profundidade da nova parada será de 38,8 metros e um poço central de 40 metros de diâmetro.
O corpo da estação será escavado através do método NATM, sendo necessárias a remoção de 48,7 mil m³ de terra do local. A extensão da plataforma será de 95 metros, o mesmo padrão adotado para todas as estações.
Atualmente o projeto da Estação São Carlos da Linha 6-Laranja está em fase de licenciamento ambiental junto a CETESB que deverá deliberar pela emissão da Licença Prévia.
Após a emissão da LP ainda deverá ser realizada a emissão da Licença de Instalação, que marcará o início das obras. A previsão é de que a construção da Estação São Carlos tenha duração de 60 meses.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A construção das integrações com a Linha 10-Turquesa e com o Expresso Tiradentes deverá ser alvo de negociações junto com a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado.
Veja também:
- Estação Velha Campinas
- Estação Morro Grande
- Estação Aclimação
- Estação Cambuci
- Estação Vila Monumento
O ideal seria leva-lá para o Ipiranga
Pra mim, não faz sentido a Linha 15 não chegar também a Sao Carlos. Diminuiria, e muito, o fluxo não só dá Linha 2, mas principalmente o movimento em Vila Prudente.
São só ± uns 2 km a mais em linha reta (e sem precisar desapropriar nada para a colocação da via permanente).
Mas para que isso?
Só para desafogar a Linha 2 (apenas porque querem sobrecarregá-la ao extremo com uma expansão futura que NÃO se justifica, entre Penha e Guarulhos, em nenhum horizonte futuro, nem no longo prazo)?
Bobagem!
Por que pensar em aliviar um pouco a Linha 2?
O melhor a se fazer é não fazer nada para ajudá-la e, ao fazê-lo, agir de modo a saturar ainda mais a linha em questão.
Parece sarcasmo (e é)… mas acredito que é o que deve passar na cabeça dos atuais planejadores da rede (e também dos políticos não-planejadores… e também de muitos leitores aqui do site, os quais, obviamente, não são e nem nunca serão usuários da L2).
se a linha 13 também for pra sao Carlos, bem que poderia aproveitar e projetar as linhas 6 e 13 em mesmo nivel, semelhante a Ana Rosa para evitarmos vários níveis , mezaninos e puxadinhos diferentes.
São Carlos, tic Santos será ligação Santos com a linha do aeroporto e pra região da Paulistae centro velho. hub interessante
Sua sugestão como de muitos de expansão é excelente, porém gostaria de relembrar a respeito destes trechos citados foram reservados pelos “planejadores” para um futuro distante, e agora esta linha que a MRV quer se apossar a “Segregação Sudeste” da CPTM possui o significado claro que todos estes projetos fantasiosos e melhorias mencionados são uma cortina de fumaça para iludir e ludibriar os incautos com promessas falaciosas de mobilidade visando a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e Rio Grande da Serra, e contrariando a falácia e o cambalacho dos “planejadores” afeta e mutila em muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central ociosa que vai de Mauá até o Brás.
Poderiam ter incluído o projeto da Estação Parque da Mooca que a CPTM fez alguns anos atrás, se for daquele jeito vai ficar muito bom.
É MUITO IMPORTANTE que deixem os terrenos de São Carlos já PRÉ preparados para as Linhas 13 e 16 também, como República e Chácara Klabin estavam desde a construção, esperando as Linhas 4 e 5 no futuro.
Outra coisa que ninguém menciona é a LINHA 15 – PRATA.
É uma linha reta entre São Carlos e Ipiranga, não faz sentido não extender até lá o monotrilho e aumentar o número de conexões da estação.
Sem falar que, por ser uma linha elevada, não irá disputar o terreno subterrâneo com as linhas Laranja, Violeta e possivelmente Jade.
Sim!!
São só ± uns 2 km a mais em linha reta (e sem precisar desapropriar nada para a colocação da via permanente).
De acordo com o mapa da matéria neste site de 27/9/23 “o governo Tarcísio deu continuidade para estudos de duas novas estações Morro Grande, Velha Campinas da Linha 6-Laranja”, assim as estações “planejadas” desta linha que se integrariam com o Serviço-710 da CPTM seriam serão três, e não duas como referido: “Vila Clarice”, “Água Branca” e “São Carlos”, lembrando que linha dez Turquesa já faz parte naturalmente.
Porém o mais relevante é o reconhecimento da insensatez da continuidade na manutenção deste projeto em construção no que se refere a Linha 13-Jade interferir nas linhas da CPTM principalmente as provenientes do Alto Tietê”, nas linhas 12-Safira e 11-Coral que se encontram saturadíssimas e portanto totalmente sem condições de se receber mais linhas agravando e congestionando ainda mais o gargalo no Brás.
Fica comprovada a insensatez e a falta de critérios e planejamentos pífios para escolhas das linhas que deveriam fazer parte da seleção para estar nesta estação, e como faz falta uma pesquisa de satisfação dos usuários com demanda atualizada.