Obras remanescentes da estação Varginha estão em ritmo lento

Após diversas promessas, CPTM quer inaugurar a nova parada da Linha 9-Esmeralda até o fim deste ano
Estação Varginha em Agosto/2024 (iTechdrones)
Estação Varginha em Agosto/2024 (iTechdrones)

A estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, teve sua inauguração prometida para 2022 pela antiga gestão e depois passou a ser prevista para 2023, e no primeiro semestre deste ano, mas até agora não há uma data segura sobre a esperada abertura.

A CPTM, responsável pela construção da estação diz agora que a entrega deve ocorrer até o fim deste ano. A estação e toda a estrutura estão prontas e já vimos inaugurações ocorrerem faltando muito mais coisas do que a atual situação de Varginha.

Um dos argumentos da CPTM para o novo atraso é a finalização da passarela e do acesso oeste. A obra em questão parece que nunca esteve no escopo do projeto pois não foi construída junto com a estação.

Vias sendo implantadas após a estação
Vias sendo implantadas após a estação (iTechdrones)

Como mostrou o canal iTechdrones nos últimos dias, o trabalho no local ocorre em ritmo lento, mesmo com o restante da estação pronto.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Acesso oeste começa a tomar forma
Acesso oeste começa a tomar forma (iTechdrones)

O que se vê é que tarefas relativamente simples como concluir a extensão operacional e estacionamento de trens ocorre sem qualquer celeridade.

Com trilhos após a plataforma, já haveria condição em tese para uma operação assistida eficiente, não o “teatro” criado pela gestão Doria, que abriu Mendes-Vila Natal sem qualquer condição de um serviço decente.

Área de estacionamento dos trens após Varginha
Área de estacionamento dos trens após Varginha (iTechdrones)

O acesso oeste é importante, mas não impede que os passageiros possam chegar e sair de Varginha. Do jeito que a situação está é possível até que o terminal de ônibus fique pronto e a estação ainda não esteja pronta.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
13 comments
  1. O “teatro” do Doria ao menos abriu a estação para a utilização em poucos horário, diferente do que está ocorrendo agora que a obra está praticamente acabada e sem nenhuma utilização, nem ao menos se fosse das 10h as 16h, o que ajudaria na obtenção de dados sobre o trecho e realização de possíveis melhorias. Claro que a entrega integral seria a melhor opção, porém melhor parcial do que nada !

    1. O Teatro do Doria resultou em 1 ANO de operação assistida….

      Vamos ver qdo inaugurar, se vai ser 1 ano de operação assistida tb ou poucos meses, como foi em Grajaú em 2008 que ficou menos de 3 meses em operação assistida.

  2. O presidente da CPTM disse em redes sociais que a estação funcionária de forma assistida em setembro. Se isso não ocorrer será mais uma mentira! Já virou caso de polícia essa estação!

  3. mais uma vez a população do extremo sul será enganada mais um prazo que não vai se concretizar só entregarem a obras pela metade tudo pela metade como sempre a av Natália Pereira da silva não tem farol já tivemos três morte faltal depois da inauguração da av porque entregaram pela metade estou vendo a hora de slgum estudante ser atropelado na hora que vão pra escola tem que atravessar a avenida sem farol um perigo cadê os políticos pra ver este tipo de situação fora um trecho que vai da av Natália Pereira que a noite é tudo escuro pra ir pra estação Mendes vila natal cadê a iluminação e tudo pela metade vamos olhar com outros olhos pra população do extremo sul que tanto sofrem com transporte público

  4. Tudo isso não fica dentro da cidade de São Paulo, eu disse dentro da cidade de SP ??? a cidade de SP, tem pra quem não sabe, 55 vereadores, e quando há os recessos deles, dizem que eles vão pra suas bases !!! Vai mesmo ??? O que estão fazendo esses 55 enganadores do povo paulistano ?? Essa estação já era pra estar pronta a muito tempo, e FUNCIONANDO, pra atender ao povo daquela região sul !!! Pra que serve esses vereadores da capital de SP ???

  5. O importante é que está sendo construído, mesmo que em ritmo lento. Toda uma obra viária no entorno, passarela, terminal de ônibus e ainda reclamam? Um pouco de paciência! Melhor inaugurar quando tudo estiver pronto do que inaugurar como foi feito com a estação Vila Natal que o trem andava a 10km/h e só no trecho final.

    1. Inacreditável esse tipo de comentário. Essa obra está atrasada a quase uma década, é um gritante e perfeito exemplo de completa falta de vergonha na cara de todos os envolvidos. Defender uma coisa dessas é como um escravo pedindo pro seu senhor levar mais chibatadas.

    2. Exatamente, a única justificativa plausível para a famigerada “operação assistida” é quando o governador está no prazo limite pra renunciar o cargo e se lançar candidato a presidente.

      O Dória cara-de-pau foi muito além fez a inauguração meia-bomba Mendes e Jd. Colonial no meio do mandato, mantendo esse esquema por mais de um ano. Aí sim seria muito para uma saraivada de críticas.

  6. É chocante a incompetência dos envolvidos em entregar uma simples extensão como essa, ao mesmo tempo que ouvimos falar de projetos de trens regionais que demandam infra bem mais complexa, sendo anunciados pra todo lado. Que miséria impressionante vive a administração das coisas públicas neste país.

  7. simplesmente fizeram tudo , mas esqueceram do mais importante com que faz o trem andar a subestação elétrica de Varginha para sustentar a rede da extensão

Comments are closed.

Previous Post
André Isper, secretário executivo de Parcerias em Investimentos

Governo estuda possivel unificação do Metrô, CPTM e EMTU após concessões

Next Post
Portas de plataforma da Estação Artur Alvim (Jean Carlos)

Estação Artur Alvim passa a contar com portas de plataforma operacionais

Related Posts